Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB promove Encontro sobre Ciência e Tecnologia

Na próxima quinta-feira (2), o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPB), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), promove Encontro de Ciência e Tecnologia.

O evento, que acontece a partir das 10h, no auditório localizado no prédio da Direção do CCEN, vai debater, entre outros pontos, o papel da pesquisa acadêmica e sua repercussão na sociedade. Também serão discutidas parcerias entre a Secretaria e o respectivo Centro de Ensino para ampliar o desenvolvimento tecnológico na Paraíba.

Segundo o diretor do CCEN, Prof. Dr. José Roberto Soares do Nascimento, “neste século, especialmente, não podemos dissociar desenvolvimento tecnológico da modernização no setor público, juntamente com desenvolvimento da sociedade. Os países que cuidaram da pesquisa tecnológica e do bem-estar social cresceram exponencialmente em relação aos que não deram a devida importância para a ciência. Este Encontro é mais uma ação para integrar o trabalho entre entes públicos, tendo como destino final a sociedade paraibana”.

Estarão presentes no Encontro, além da direção do CCEN, o secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado; o secretário Adjunto da SECTIES, Rubens Freire; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), Antonio Guedes Rangel Junior; representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa, ambas da UFPB, além de estudantes, pesquisadores e professores.

Sobre o CCEN

O CCEN, um dos mais importantes Centros da UFPB, sendo referência no ensino, na pesquisa na extensão e na inovação, funcionando com uma boa infraestrutura e tendo uma relevante atuação voltada ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico.
Possui cursos de graduação nas áreas da Matemática, da Estatística, da Física, da Química, das Ciências Biológicas e da Geografia. Já na Pós-Graduação oferece os seguintes Programas: Programa de Biologia Celular e Molecular (Mestrado e Doutorado), Programa de Ciências Biológicas (Mestrado e Doutorado), Programa de Ensino de Biologia em Rede Nacional (Mestrado), Programa de Física (Mestrado e Doutorado), Programa de Geografia (Mestrado e Doutorado), Programa de Matemática (Mestrado e Doutorado), Programa em Matemática em Rede Nacional (Mestrado), Programa de Modelo de Decisão e Saúde (Mestrado e Doutorado), Programa de Química (Mestrado e Doutorado), Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado). Destes, quatro programas têm avaliação Nível 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e um Nível 6, conceituado como Excelência. A nota máxima estipulada pela Capes, que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, é 7.