Considerado o maior bairro de João Pessoa, Mangabeira conta com aproximadamente 76 mil habitantes e uma área de 10,96 km². Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, se fosse cidade, Mangabeira seria a 6ª em número de habitantes. É por isso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está em constante investimento para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Exemplo disto é a criação do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, que completou dois anos de funcionamento e transformou a vida cultural do bairro.

Desde o início da gestão, o prefeito Luciano Cartaxo tem investido consideravelmente no bairro de Mangabeira. As ações passam por todas as secretarias, como entrega de creches e escolas em novo padrão de qualidade, nova iluminação pública, criação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Josefa Taveira, novos investimentos no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), novo Ginásio Poliesportivo Hermes Taurino e criação do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.

Inaugurado em 27 de abril de 2016, o Centro está localizado no encontro das ruas Josefa Taveira e Dr. Euclides Neiva, que juntas formam a via principal do bairro. O espaço conta com uma área construída de, aproximadamente, 1.440 metros quadrados (m²), com biblioteca, palco, telecentro e sala de inclusão digital. Além disso, conta com uma sala multiuso com 80 lugares, que abriga exibições de teatro, cinema e outros eventos.

De segunda a sexta-feira, à tarde, quem ocupa o espaço são as crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música. “Mangabeira tem uma vida comercial enorme e a atividade cultural não poderia ficar de fora. O Centro Cultural de Mangabeira foi vital para aglutinação da cultura do bairro, que é muito populoso e tem uma rica programação cultural”, destaca o maestro e coordenador técnico do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, Samuel Espinoza.

Emanuelle Vitória, de 12 anos, é moradora do bairro Mangabeira e participa do projeto há dois anos. “Quando eu vi as crianças participando no início, eu me interessei logo e pedi aos meus pais para entrar. Toda tarde venho para o Centro Cultural e já aprendi a tocar várias músicas no violino”, afirmou.

“Eu comecei aqui há pouco mais de um ano. É muito legal participar daqui porque você aprende coisas novas para sua vida. Além disso, fiz muitos amigos. Não perco uma só tarde das aulas”, disse o pequeno Simão Pedro Gomes Sarmento, de 10 anos, morador de Mangabeira VII. “E o melhor são as apresentações em igrejas, no Parque da Lagoa, Hotel Globo. Eu gosto muito”, complementa a Sabrina Pereira da Silva.

Atualmente, o Centro Cultural de Mangabeira está com uma exposição do artista plástico e professor de pintura sobre tela, Jandi Rocha. “O Centro é uma referência nas artes e educação de João Pessoa. Tem aulas de dança, música, artesanato e isso é fundamental para o bairro de Mangabeira. A Prefeitura está de parabéns por manter um espaço como este”, falou Jandi.

Quem também fez questão de parabenizar a PMJP foi a aposentada Helena Gonçalves da Silva, de 71 anos. Ela mora na casa vizinha ao Centro Cultural e, sempre que pode, participa das atividades. “Aqui antes era um clube e tinha muito barulho, principalmente nos finais de semana. Mas desde que foi inaugurado pela Prefeitura, esse Centro mudou a realidade dessa rua. Agora, eu participo das atividades e dos eventos culturais. É tudo de bom”, disse.

Funcionamento – O Centro Cultural de Mangabeira funciona das 6h às 8h, com atividade do programa João Pessoa Vida Saudável. As oficinas culturais (artes cênicas, artes visuais, artesanato, literatura, música e informática) acontecem das 9h às 12h e das 19 às 21h. Durante a tarde, das 13h às 17h, o local é espaço para o projeto Ação Social pela Música, que atende a crianças e adolescentes da comunidade.

Programação de aniversário – A comemoração do aniversário de dois anos de funcionamento do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena será na próxima sexta-feira (4). A festa começa às 6h, com um aulão de dança do projeto João Pessoa Vida Saudável. Às 9h30, haverá o evento Laboratuk com o professor Luciano Oliveira. Às 10h, voz e teclado com Germano Borges e alunos. À tarde, a programação volta às 14h, com uma apresentação de música de Germano Semmedo e Aristides. Às 15h, música com Maurício César, Fernando Lopes, Luciano Oliveira, Tiba Magalhães e Tyninho do Cavaco. Às 16h, sobem ao palco os alunos do projeto Ação Social pela Música. Às 16h30, haverá apresentação de dança com a professora Nildete e alunas e a comemoração será encerrada às 18h30 com apresentação de maracatu com o professor Fernando Trajano. A entrada durante todo o dia é gratuita.