Central de Transplantes da PB registra primeira doação de órgãos de abril

No total, 497 pacientes ainda esperam na fila. São 293 aguardando uma córnea, quatro precisando de um coração, 15 esperando um fígado e 185, um rim

A Central de Transplantes registrou a primeira doação de órgãos do mês de abril. Com a autorização da família de um paciente de 62 anos, que estava internado no Hospital de Trauma de João Pessoa, foram doados os rins e as córneas. Os órgãos foram implantados em pacientes do estado de Pernambuco, sendo um homem e uma mulher, os dois com 51 anos. Já as córneas foram enviadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

O mês de março encerrou com cinco doações e marcou a realização do primeiro transplante de coração em um hospital público no estado. Desde janeiro, foram 14 doações realizadas na Paraíba, o que dá uma média de uma doação por semana.

“Muitos estados brasileiros ainda não conseguiram retomar o ritmo das doações após a diminuição dos números registrados no período mais crítico da pandemia, e nós, ao contrário, temos conseguido ampliar tanto as doações quanto os transplantes. Nosso trabalho ininterrupto é porque sabemos que na fila de espera existem muitas pessoas dependendo de uma doação para retomar os sonhos e a vida”, pontuou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Em 2022, a Paraíba já registrou a realização de 88 transplantes e 497 paraibanos ainda esperam na fila. São 293 pacientes aguardando uma córnea, quatro precisando de um coração, 15 esperando um fígado e 185, um rim.