Casos suspeitos da nova variante do coronavírus na PB estão em investigação

Expectativa do Governo do Estado é iniciar a vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários antes da propagação da nova cepa do vírus

Casos suspeitos da nova variante do coronavírus na Paraíba já estão sendo investigados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conforme o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, não há registros no território paraibano, mas está sendo feita uma análise minuciosa para identificar o sequenciamento genético do vírus.

De acordo com o secretário, os casos da variação não tem apresentado gravidade e a descoberta não deve interferir na eficácia das vacinas contra a Covid-19, que já estão sendo aplicadas em diversas partes do mundo. No entanto, a nova variante do coronavírus identificada no Reino Unido é entre 50% e 74% mais contagiosa do que a versão já conhecida do vírus.

”A boa notícia é que essa variação tende a apresentar um quadro clínico mais ameno e, pelo que se sabe até o momento, não deve interferir na eficácia da vacina”, destacou.

A expectativa do Governo do Estado, segundo o secretário, é iniciar a vacinação contra a doença em grupos prioritários antes da propagação da variante.

Geraldo Medeiros ainda ressaltou os esforços da gestão estadual para conter o avanço da pandemia na Paraíba, inclusive com ações de conscientização, mas alertou que, caso a população não adote as medidas de prevenção à doença durante o verão, aumento de casos podem ser verificados no Estado em fevereiro.