O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aponta que os investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) encontra-se no vermelho desde que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) assumiu a prefeitura da Capital, em janeiro de 2013.

Cartaxo recebeu do então prefeito Luciano Agra (PSB), em 2013, o Município com um conceito C, com 0,5 pontos, de uma média entre 0,4 e 0,6 pontos. Este ano, de acordo com o site, a Prefeitura atingiu o conceito D, com uma pontuação e 0,1.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).