Cardiologista: o que é e o que faz

No Brasil, aproximadamente 14 milhões de pessoas apresentam uma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem disso anualmente. Os números correspondem a cerca de 30% das mortes de brasileiros, sendo que o Sudeste é a região do país com maior número de vítimas com problemas do coração.

Mesmo que tais enfermidades se manifestem na maior parte das vezes na vida adulta, a Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta que é na infância e na juventude que elas começam seu processo. Por isso, devemos sempre estarmos atentos e pensando nisso resolvemos escrever este conteúdo!

O que faz o cardiologista?

O cardiologista é o médico que cuida da saúde do coração, sendo responsáveis pela consulta, diagnóstico, tratamento de doenças e disfunções associadas ao sistema cardiovascular. 

A maior responsabilidade deste especialista, em um primeiro momento, é fazer uma consulta com o paciente, fazendo uma entrevista para conhecê-lo melhor. Aqui, avalia-se os costumes diários como a alimentação, os movimentos realizados no cotidiano, o histórico familiar, entre outros. 

Depois, é a vez da realização dos exames e testes físicos para analisar o resultado e estruturar o diagnóstico para o paciente, que pode apresentar (ou não) disfunções em seu sistema cardiovascular. 

Após indicar a situação de saúde, o profissional mostra o que é necessário  para promover a saúde e o bem-estar. Por exemplo, mudanças na dieta, realização de atividades físicas, tratamentos médicos, cirurgias e por aí vai.

Saiba quando se consultar com o especialista

É preciso consultar um cardiologista em Uberlândia em dois casos: para prevenção ou para o tratamento de doenças cardíacas. 

A prevenção é extremamente importante, visto o alto índice de mortes em razão de doenças relacionadas ao coração e aos vasos, e a maior incidência delas a partir dos 18 anos de idade. E, como de praxe, grande parte dessas enfermidades podem ser melhor tratadas ou evitadas se o cardiologista for procurado logo após os sintomas para a execução de exames preventivos.

Além disso, deve-se consultar um médico especialista sempre antes de iniciar atividades físicas regulares ou antes da realização de qualquer cirurgia. Os acompanhamentos, às vezes, são feitos em conjunto com outros médicos, como obstetra em Uberlândia e pneumologista em Uberlândia.

As principais doenças cardiológicas

Arritmia cardíaca

 

Arritmia cardíaca é, basicamente, o batimento acelerado ou irregular do coração. Suas causas são várias, como esforço intenso, estresse, medo, ansiedade, anemia e problemas na tireoide, bem como o uso excessivo de cafeína ou medicamentos.

Caso junto desse sintoma houver falta de ar, desmaios e dores no tórax, é necessário procurar um médico da área imediatamente.

Hipertensão

O coração bombeia o sangue em seu funcionamento normal, o que causa uma pressão sobre as artérias. Quando esta pressão ultrapassa os limites, tem-se a hipertensão arterial, que pode levar a desencadear muitas outras consequências para a saúde.

Ela é causada na maioria das vezes por fatores genéticos, mas existem outros fatores de risco. Entre eles, podemos citar obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de sal, ingestão frequente de bebidas alcoólicas e por aí vai.

Infarto

O infarto do miocárdio, como é denominado pelos médicos, acontece quando há o bloqueio de fluxo de sangue no coração por um tempo muito longo, o que acaba danificando ou matando o músculo cardíaco.

Pode ser fatal e, por isso que, aos primeiros sintomas, é preciso ir correndo ao atendimento de emergência de hospitais em Uberlândia

Insuficiência cardíaca

Quando o coração não consegue bombear o sangue para o corpo de forma natural, ocorre a insuficiência cardíaca. Esta doença pode ser crônica, afetando a pessoa ao longo dos anos, atingindo os dois lados do coração ou apenas um deles.