Bruno Cunha Lima emite decreto que proíbe blocos durante o Carnaval em CG

Dos dias 8 a 13 de fevereiro, a cidade só poderá receber eventos relacionados ao “Carnaval da Paz”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), decretou a proibição de blocos durante o período de carnaval no município. Dos dias 8 a 13 de fevereiro, a cidade só poderá receber eventos relacionados ao “Carnaval da Paz”, de cunho ecumênico.

De acordo com o decreto, os principais locais da cidade não poderão receber blocos carnavalescos. São eles: Açude Velho; Parque da Criança; Parque do Povo; Bairro do Catolé; Bairro do Centro da Cidade; Bairro do Santo Antônio; Bairro do Jardim Tavares; Bairro do São José; Bairro da Palmeira; Bairro da Liberdade; Bairro do Alto Branco; Bairro da Estação Velha.

Além disso, os eventos não poderão acontecer próximo a shoppings, hospitais, clínicas, Batalhões de Polícia, Corpo de Bombeiros Militar, Centrais de Polícia, Delegacias de Polícia, terminais rodoviários, aeroporto, Batalhões do Exército e do Complexo Judiciário.

Por outro lado, as festas são permitidas em clubes, áreas e ambientes privados.

Nota Prefeitura

 

A Prefeitura de Campina Grande publicou uma nota alegando que o decreto atende recomendações do Ministério Público da Paraíba (MPPB). “Ao emitir o decreto municipal 4.813/2024, para reorganizar o calendário de eventos e garantir a coexistência e valorização de cada agenda, (a prefeitura) atende a recomendações expressas do Ministério Público da Paraíba e dos órgãos de segurança do Estado”. 

Leia a nota na íntegra:

Em meio a uma série de desinformações ou distorções dos fatos em relação ao Campina Folia e Carnaval Tradição deste ano, a Prefeitura de Campina Grande vem a público deixar claro que, ao emitir o decreto municipal 4.813/2024, para reorganizar o calendário de eventos e garantir a coexistência e valorização de cada agenda, atende a recomendações expressas do Ministério Público da Paraíba e dos órgãos de segurança do Estado.

Nesse sentido, a convite do MPPB, a Prefeitura de Campina Grande e os órgãos que integram as forças de segurança do Estado, se reuniram na semana passada para estabelecer regras mínimas que garantam o sucesso e a harmonia de cada evento.

Veja o Termo de Ajustamento de Conduta (PDF)

Os festejos carnavalescos se constituem numa das maiores manifestações culturais do País. Já o nosso Carnaval da Paz, um evento consolidado no calendário turístico da cidade há décadas, vem sendo ampliado a cada ano, por reunir múltiplas correntes religiosas e celebrar a cultura da paz. São duas realidades que coexistem em Campina Grande, no mesmo período, e cabe ao poder público, em suas várias instâncias, zelar para que não colidam e se consagre o interesse público de ambos os lados.

Sendo assim, a Prefeitura de Campina Grande ressalta que, a partir do dia 21 de janeiro, a cidade terá a sua vasta programação do ciclo carnavalesco iniciada, reunindo diversos blocos, escolas de samba e eventos carnavalescos, que se estenderão até a última semana de fevereiro de 2024. Ao mesmo tempo em que, também, assegurará o espaço para que o Carnaval da Paz seja realizado, com total sucesso, em toda a sua grade de manifestações religiosas.