O boxeador Robson Conceição segue firme na busca por uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após garantir ao menos o bronze por ter assegurado vaga na semifinal, o atleta superou o cubano Jorge Lazaro Alves neste domingo (14) por decisão dos jurados e avançou para a final do peso ligeiro (até 60 quilos).
Agora, o brasileiro enfrentará o vencedor do embate entre o mongol Otgondalai Dorjnyambuu e o francês Sofiane Oumiha, que acontece ainda neste domingo às 18h30. A final está marcada para a próxima terça-feira (16), às 19h15.
Quinto colocado no ranking elaborado pela Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA, na sigla), Robson Conceição superou o líder do ranking neste domingo, já que a posição era ocupada por Lazaro. Dentre os possíveis adversários, Otgondalai Dorjnyambuu é o segundo melhor atleta do ranking, enquanto Sofiane Oumiha ocupa a sexta posição.
A luta
Conceição começou a luta tomando a iniciativa do combate. O brasileiro não perdeu tempo e logo dominou o centro do ringue. No entanto, Conceição se movimentou pouco e sofreu com as combinações do cubano, que capitalizou as brechas deixadas pelo rival. Ao término do round, os árbitros deram vitória para Lazaro por 10 a 9 na opinião de dois jurados, enquanto o terceiro viu vitória do brasileiro.
No segundo round, a estratégia adotada por Robson foi semelhante a do primeiro assalto. Novamente o representante brasileiro dominou o centro do ringue, mas desta vez mostrou mais mobilidade para escapar das investidas de Lazaro. Mais agressivo, Conceição buscou mais o combate e tomou conta durante os três minutos do assalto. No final, os jurados consideraram vitória para o brasileiro por unanimidade por 10 a 9.
O assalto decisivo modificou a tônica dos períodos anteriores. Conceição manteve-se agressivo, mas Lazaro abandonou a postura cautelosa e partiu para a troca franca. No entanto, ao invés de dominar o centro do ringue, o brasileiro tentou circular sobre o cubano, aproveitando sua boa velocidade para conectar os golpes. Faltando poucos segundos para o fim da luta, o embate precisou ser interrompido para que um corte em Conceição fosse analisado pelos médicos após um choque de cabeça com o cubano. Os últimos 30 segundos de luta foram de trocação franca, a melhor até este momento na olimpíada.