Assembleia debate ações de prevenção a tragédias climáticas na Paraíba

Deputado Chió defende criação de observatório e Cida Ramos propõe debate com especialistas

Assembleia debate ações de prevenção a tragédias climáticas na Paraíba
Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba - Foto: Divulgação/ALPB

Preocupados com as recentes tragédias no Rio Grande do Sul, consequências das mudanças climáticas, os deputados estaduais da Paraíba se uniram em busca de soluções para prevenir catástrofes semelhantes em território paraibano.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), diversas medidas foram propostas, incluindo a criação de um observatório climático e a realização de debates com especialistas.

O deputado Chió (Rede) defendeu a criação de um Observatório Estadual das Mudanças Climáticas, com o objetivo de monitorar e analisar os impactos ambientais no estado. “É preciso ouvir a academia”, ressaltou o parlamentar, citando o exemplo do Rio Grande do Sul, onde estudos alertaram para os perigos iminentes, mas não foram devidamente considerados.

Chió enfatizou que a Paraíba também enfrenta desafios climáticos, como a desertificação, e que estudos já existem para auxiliar o Governo do Estado na elaboração de medidas preventivas, evitando o êxodo rural, a perda da biodiversidade e da produção agrícola.

Debate com especialistas

A deputada Cida Ramos (PT) propôs a realização de um amplo debate nesta quinta-feira (23), na Casa Epitácio Pessoa, com a presença de especialistas em clima, ambientalistas e representantes de entidades protetoras do meio ambiente.

O objetivo, conforme a deputada petista, é discutir medidas de prevenção e conscientizar a população sobre a importância de ações conjuntas para combater as mudanças climáticas.

Cida Ramos destacou que 44 cidades paraibanas estão em situação de risco climático, necessitando de medidas urgentes para evitar tragédias como as que assolaram o Sul do país.