Ar-condicionado no inverno: saiba porque apostar na compra

Além de mais barato, o aparelho pode ter a função de esquentar os ambientes e substituir o aquecedor portátil

Com a chegada do outono e com a mudança de temperatura, principalmente nas cidades mais ao sul do Brasil, que tendem a ser bem geladas, as pessoas começam a  guardar o ventilador e tirar as cobertas do armário.

No entanto, apesar dos preparativos para o frio, pode ser mais vantajoso trocar o aquecedor por outro eletrodoméstico: o ar-condicionado, com temperatura quente e fria. Entenda por que vale a pena apostar nessa opção e por que é interessante fazer a instalação no inverno! Saiba mais!

Tipos de ar-condicionado

Existem cinco principais tipos disponíveis no mercado. O mais comum é o split tradicional, mas o que é ar-condicionado split? O modelo é dividido em duas partes, a condensadora e a evaporadora. Uma delas é instalada fora da casa e outra no ambiente desejado.

Além de proporcionar melhor filtragem do ar, ele tem pouco ou nenhum ruído, ou seja, ideal para quem gosta do silêncio, mas não abre mão da temperatura ideal. Os outros aparelhos existentes são:

  • ar-condicionado de janela;
  • split cassete;
  • split inverter;
  • piso teto.

Motivos para ter o aparelho no inverno

Quando se fala em ar-condicionado, imediatamente o eletrodoméstico é associado ao verão, mas saiba que ele pode ser um ótimo aliado no inverno também. Confira abaixo motivos para apostar na opção com ar frio e ar quente.

Conforto ao ambiente

Esse seria o principal motivo para investir no ar-condicionado o ano todo. O aparelho deixa qualquer ambiente da casa confortável, independentemente de estar fazendo 0°C ou 30°C do lado de fora.

Ou seja, não importa qual seja a estação do ano, você se sente confortável e consegue realizar suas atividades sem se incomodar com a temperatura.

Ambiente livre de partículas e poeira

Deixar a temperatura agradável não é a única função do aparelho. Ele também limpa o ambiente, diminuindo a quantidade de partículas de poeira e outros poluentes.

Como as alergias costumam piorar no inverno, ter o ar-condicionado em casa, com a devida manutenção e limpeza em dia, ajuda a reduzir as crises alérgicas. Ainda mais se você considerar que passará mais tempo em casa.

Economia

A economia é observada em vários sentidos. Primeiro porque você não precisa ter dois aparelhos em casa, apenas um com a função quente e fria. Segundo, pela economia de energia, o uso provavelmente será maior no verão do que no inverno.

Além disso, o custo de instalação pode ser mais baixo, devido à menor procura por ar-condicionado no outono e inverno.

Baixa demanda

Em épocas de alta demanda, como o verão e a primavera, você pode demorar para conseguir agendar a instalação do aparelho, ainda mais se precisa de um horário específico e bastante concorrido.

Isso não acontece no inverno. Inclusive, mesmo se sua intenção é ter o aparelho apenas para uso nas estações mais quentes (somente opção de resfriar), instalar no inverno é mais prático e rápido.

Combate a umidade

Os aparelhos de ar-condicionado estão cada vez mais modernos e, pensando na saúde e no bem-estar dos clientes, já são encontrados na opção com desumidificador. Isso significa que em regiões de muita umidade o aparelho ajuda no combate aos fungos e evita o surgimento do mofo.

O índice ideal de umidade fica entre 40% e 60%, e você pode mantê-lo usando o ar-condicionado em qualquer época do ano.

Cuidado com a saúde

A melhora da qualidade de vida é um dos principais fatores que incentivam a instalação do aparelho no inverno. No entanto, também pode ajudar a cuidar da saúde, ainda mais no caso de pessoas alérgicas.

Além disso, opções que permitem manter a temperatura estável, sem grandes variações, são ótimas para casas com idosos ou crianças pequenas.