Apesar de gratuidade nas passagens intermunicipais para eleitor na PB, empresas dificultam processo de emissão

A partir desta quarta-feira (26), os paraibanos que precisarão se deslocar para outro município para votar poderão adquirir o bilhete gratuito nos guichês

A partir desta quarta-feira (26), os paraibanos que precisarão se deslocar para outro município para votar no próximo dia 30, poderão se dirigir aos terminais de ônibus para retirar a passagem que garante o embarque gratuito.

A reportagem do Paraíba Já entrou em contato com as empresas de ônibus intermunicipais, para obter mais informações sobre como serão os procedimentos nos guichês de compra de passagem.

Real Bus

A empresa Real Bus informou que será realizada uma reunião na noite desta terça-feira (25), para que sejam repassadas todas as informações aos seus colaboradores sobre os procedimentos que serão adotados nesta quarta-feira, para as emissões das passagens gratuitas para os eleitores.

Progresso

A reportagem também entrou em contato com o atendimento da empresa Progresso, que informou que não teria mais detalhes de como funcionaria o processo para a retirada de passagens intermunicipais gratuitas para o dia do segundo turno das eleições, próximo domingo (30). A empresa sugeriu que os interessados compareçam ao guichê, para mais informações.

Guanabara

A equipe de reportagem entrou em contato com a empresa Guanabara, mas não obteve resposta sobre o procedimento.

Documentação necessária

Para ter direito à gratuidade, o passageiro deve apresentar no guichê de compra da passagem o título de eleitor, e-título ou, alternativamente, de qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação; e para sair do município onde tem domicílio eleitoral, o passageiro deve apresentar comprovante de votação e a prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida (esse comprovante será dispensado caso seja feita a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta, dentro dos horários e data estabelecidos).

Decreto estadual

O Governo do Estado autorizou, por meio de decreto, a gratuidade dos transportes coletivos intermunicipais às pessoas que precisem se deslocar exclusivamente entre os municípios do Estado da Paraíba para ir ao seu domicílio eleitoral ou dele retornar neste segundo turno das eleições.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial na sexta-feira (21), para o transporte de característica semiurbana, a autorização é válida para todas as viagens realizadas durante todo o dia 30 de outubro de 2022.