Anísio e Percival reafirmam compromisso com a gestão escolar democrática

Candidato afirmou que é preciso ir além de discutir a construção de prédios e sim rediscutir a educação na essência

A construção de um novo Plano Municipal de Educação com a participação da comunidade escolar, a democratização das escolas e padronização da qualidade de infraestrutura e pedagógica foram os principais compromissos que o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Anísio Maia, firmou com os profissionais da educação na Plenária ‘A educação avança com Anísio, Percival e Marcos Henriques, realizada na noite desta sexta-feira (9), no Sindicato dos Bancários, no bairro da Torre.

Anísio Maia afirmou que é preciso ir além de discutir a construção de prédios e sim rediscutir a educação na essência. “Os candidatos discutem penduricalhos. Nós queremos discutir a essência. Não há educação libertadora sem liberdade de pensamento e expressão, sem liberdade de cátedra. A base precisa ser a educação democrática. A educação em João Pessoa é autoritária porque não avança nas discussões que precisam ser discutidas e enfrentadas”, disse.

O coordenador geral Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba, Antônio Arruda, junto com a professora Leônia ressaltou que o compromisso com a gestão democrática na educação representa um grande demarcador do tipo de política pública a ser construída.

“Nós estamos nessa plenária educacional porque entendemos que para podermos avançar na educação em nível municipal tem que partir da capital e dar exemplo para o estado. Só pudemos avançar na educação da capital com Anísio e Percival e os vereadores como o companheiro Marcos Henriques. A gestão democrática e a questão da responsabilidade educacional pública e de qualidade inclusiva e que os professores tenham liberdade de expressão”, frisou.

Na platéia, educadores e representantes sindicais dialogaram com Anísio, Percival e o candidato a reeleição como vereador Marcos Henriques e a Professora Jussara, candidata a vereadora.

O candidato a vice-prefeito, Percival Henriques, reforçou que o compromisso com a gestão democrática não é meramente retórica. “Nosso entendimento é que todos vão participar e o critério vai ser a prática. É a partir dela que vamos fazer uma revolução na educação da cidade com as contribuições dos múltiplos olhares dos profissionais da educação sob a gestão educacional”, reforçou.

O candidato a reeleição como vereador, Marcos Henriques, aproveitou a plenária para reafirmar o compromisso com as lutas da educação, a exemplo da liberdade de cátedra, o manifesto dos profissionais da educação e as lutas por condições melhores de trabalho e de carreira.

A professora Jussara elencou as dificuldades dos trabalhadores em educação e a necessidade em eleger pessoas compromissadas com a gestão escolar. A plenária contou com a participação da presidenta do diretório do PT em João Pessoa, Giucélia Figueiredo, e o deputado federal, Frei Anastácio (PT).