Aneel aprova aumento de 15,73% na tarifa de energia na PB a partir da semana que vem

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sob direção indicada pelo presidente Michel Temer (MDB), aprovou hoje reajuste nas contas de luz para consumidores de seis estados, dentre eles a Paraíba. O reajuste médio para o estado será de 15,73% a partir da próxima terça-feira (28).

Os consumidores residenciais atendidos na baixa tensão terão aumento de 15,29%. Para os consumidores da alta tensão, o reajuste será de 16,75% e, para os de baixa tensão, de 15,41%. Pagarão mais caro ainda pela energia moradores de Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com a Aneel, pesaram no reajuste fatores ligados à prestação do serviço como aquisição de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais.

“No caso da Cooperaliança, o maior impacto advém de componentes financeiros do processo tarifário anterior. É importante observar que, nos últimos 10 anos, as tarifas residenciais da Cooperaliança têm registrado variação menor do que a inflação calculada pelo IGP-M [Índice Geral de Preços de Mercado] e pelo IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] no mesmo período”, explicou porta-voz da entidade.