Alunos da PMJP participam de formação continuada de Literatura de Cordel

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) promove a partir desta segunda-feira (26) e nas próximas quarta-feira (28) e quinta-feira (29) a formação continuada das atividades artísticas do projeto ‘Cordel na sala de aula’. A abertura será na Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho, a partir das 18h30.

Irão participar das apresentações 26 unidades da Rede Municipal de Ensino e oito creches. Durante o ano letivo, o projeto alcançou mais de 600 alunos, levando uma leitura dos folhetos de cordéis dentro de atividades interdisciplinares. As produções artísticas abrangeram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Publicidade
ALPB

Ao todo, 44 professores de Língua Portuguesa, Artes, Filosofia e Pedagógico participaram da formação com uma carga horária de 60 horas, divididas em cinco etapas: presencial; online; trabalho de campo; exposição de objetos cênicos; e apresentações artísticas. A formação foi acompanhada pela assessora pedagógica do projeto do Cordel, Sayonara Gomes.

Durante o ano de 2018, foram realizadas quatro ações: ‘Dia Internacional da Mulher’ no Pavilhão do Chá; ‘Primeira Parede Poética Integrativa’, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira; Atividade Integrativa realizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) e Festival das Escolas e Creches da Rede Municipal, em parceria com a Divisão de Apoio ao Estudante (DAE), comemorando os 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Programação

Segunda-feira (26) – a partir das 18h30, a formação será aberta com a participação do músico Abraão Nóbrega, cantando forró pé de serra. Haverá também apresentação de cultural popular da ‘Lapinha de Jesus de Nazaré’, coordenado pelo mestre Maciel. Terá ainda uma aula sobre ciranda e exposição dos trabalhos feitos pelos alunos das Escolas Municipais Dr. João Santa Cruz de Oliveira, Duarte da Silveira, Luiz Vaz de Camões e Leonel Brizola.

Quarta-feira (28) e quinta-feira (29) – as atividades serão divididas em dois turnos e acontecerão na Estação das Artes, no bairro Altiplano. Pela manhã, será das 8h às 11h e, à tarde, das 13h30 às 16h30. Os alunos irão fazer declamações, dramatizações, apresentação teatral, musical e dança.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]