Início Site

Chuvas em JP: Prefeitura mantém força-tarefa para atender a população

0

A Prefeitura de João Pessoa montou uma força-tarefa para atender a população e minimizar os impactos da chuva forte iniciada na madrugada desta terça-feira (28). A Capital permanece sob alerta laranja (perigo de chuva), de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válida até as 10h desta quarta-feira (29). Equipes de trabalho da Defesa Civil, Seinfra, Sedurb, Semam, Semob-JP e Emlur estão de prontidão para atender as ocorrências.

João Pessoa foi a cidade onde mais choveu em todo o Estado, nas últimas 24 horas, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Até as 18h desta terça-feira, o índice pluviométrico foi de 170 milímetros (mm). Isso representa mais da metade das chuvas registradas no mês inteiro na cidade, que é de 274,2 mm. A média histórica para o mês de maio é de 282 mm.

Segundo o Inmet, até as 10h desta quarta-feira, João Pessoa está sob alerta, com previsão de chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios. Por conta do alerta, todas as equipes da Prefeitura permanecem a postos 24 horas por dia.

Defesa Civil – Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) permanecem monitorando todas as áreas de risco, como barreiras, encostas e margens de rios. E, para o atendimento à população, a Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Em caso de ocorrência, o órgão deve ser acionado pelo número 98831-6885 (WhatsApp) ou pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Emlur – Agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) fizeram a coleta dos resíduos das árvores que caíram, no Parque Solon de Lucena, durante as chuvas. As equipes da Emlur também colaboraram com as ações da Seinfra na otimização de drenagem em pontos de alagamento no Parque Bosque das Águas, em Mangabeira. A intervenção foi feita com a disponibilização de uma turma de agentes de limpeza.

Semam e Sedurb – As Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano estão trabalhando, em conjunto, para remover galhos que caiam nas vias. Em caso de árvores em situação de risco, os contatos (83) 3213-7012 e (83) 3213-7018 estão disponíveis para a população.

Semob-JP – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana disponibiliza os contatos (83) 3213-7188 (Disk-Semob-JP) e (83) 98760-2134 (Whatsapp-Cott) para os chamados da população, em caso de ocorrências no trânsito. Durante todo o período das chuvas fortes, agentes da Semob-JP atuaram monitorando os corredores e vias com grande demanda de tráfego para solucionar congestionamentos. Técnicos também solucionaram rapidamente problemas com os semáforos causados pelas chuvas.

A Semob-JP também dá dicas de cuidados para os motoristas evitarem sinistros em dias de chuvas. É importante que condutores de todos os veículos redobrem a atenção aos cruzamentos; reduzam a velocidade; mantenham distância dos veículos à sua frente; não se arrisque em vias alagadas; e respeitem as sinalizações.

Seinfra – A Secretaria de Infraestrutura mantém um cronograma diário de ações nos bairros da cidade. Os serviços de galerias são realizados continuamente dentro do trabalho de prevenção planejado pela equipe, com execução de limpeza, desobstrução e recuperação de galerias com remoção de entulhos. A população pode solicitar os serviços de manutenção da Seinfra, como tapa-buraco, galerias, iluminação e terraplanagem por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Semob-JP altera pontos de ônibus durante as obras do Novo Terminal na Lagoa

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou ajustes e alterou os pontos de paradas de ônibus provisórios no Parque Solon de Lucena (Lagoa). A intervenção foi realizada após visita técnica e teve o objetivo de oferecer mais segurança e qualidade no embarque e desembarque dos passageiros do transporte coletivo, durante as obras do Novo Terminal de Passageiros.

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, explicou que todas as linhas que entram na Via Parque Solon de Lucena estão com seu ponto de parada em frente à loja C&A, onde foram instaladas tendas para abrigar os usuários do transporte. “Nossa maior preocupação é com os usuários dos coletivos, com isso desativamos o ponto de parada em frente ao Centro de Passagem, por não ter espaço suficiente, calçada estreita, nem abrigo e ainda estava ocasionando conflitos entre carros e ônibus neste trecho. Então direcionamos uma via exclusiva para ônibus e a outra só para carro, motos e demais veículos”, ressaltou.

De acordo com o diretor de transporte, Victor Gomes, esse ajuste vai ajudar aos passageiros a integrarem mais rápido, haja vista que estava havendo muitos conflitos e o não entendimento das mudanças. “Em reunião entre a Semob e as empresas de transporte coletivo definimos concentrar os embarques e desembarques em um só local”, explicou.

Embarques e desembarques durante as obras – Os pontos de paradas de ônibus das linhas que trafegam nos corredores Cruz das Armas, Acesso Oeste, 02 de Fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio foram remanejadas para a frente da loja C&A e instaladas tendas para abrigar os passageiros. Ou seja, o embarque e desembarque nas proximidades do Centro Comercial de Passagem (CCP) foi desativado.

Trânsito no entorno da Lagoa – A Diretoria de Operações da Semob-JP está monitorando as obras por meio das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) e mantém equipes com agentes de mobilidade de plantão na região, tanto organizando o fluxo de veículos quanto orientando os passageiros para acessarem o transporte público. A expectativa é de que, em aproximadamente 60 dias, o Novo Terminal de Passageiros esteja pronto para oferecer conforto, segurança e qualidade no serviço.

Receita desmente fake news sobre atualização de ativos no exterior

0

Os contribuintes que informarem voluntariamente os bens e direitos no exterior até a próxima sexta-feira (31) não estarão sujeitos a uma fiscalização maior por parte do Fisco, esclareceu nesta terça-feira (28) a Receita Federal. O órgão desmentiu uma fake news segundo a qual quem aderir ao programa passará por uma auditoria especial.

“Não há previsão no plano de fiscalização, nem iniciativas planejadas nesse sentido, até porque a diretriz da Receita é incentivar a adesão ao programa, não o contrário. Ademais, para a maior parte dos casos, a guarda de documentação hábil que suporte do valor de mercado será suficiente para assegurar o cumprimento do disposto em lei para adesão ao programa”, destacou a Receita Federal em nota.

Prevista na Lei das Offshores e regulamentada em março, a informação voluntária de bens e direitos no exterior permite aos contribuintes atualizar o valor de ativos em outros países pagando Imposto de Renda com alíquota reduzida de 8%, até 31 de maio. Quem não regularizar a situação dentro do prazo, pagará alíquota de 15%.

Além da alíquota reduzida, informou a Receita, o contribuinte terá mais segurança jurídica e estabilidade. Isso porque quem declarar e atualizar os valores de bens no exterior não estará suscetível a futuras alterações na legislação fiscal que possam vir a modificar de forma mais intensa a tributação dos rendimentos de ativos no exterior.

O prazo para atualização dos ativos no exterior expira nesta sexta-feira, exceto para os contribuintes com domicílio no Rio Grande do Sul. Por causa das enchentes no estado, o prazo para os contribuintes residentes em municípios em estado de calamidade pública passou para 30 de agosto. Da Agência Brasil.

Menina desaparece a caminho de escola e corpo é encontrado no lixo

0

Uma menina, de 11 anos, que desapareceu nessa segunda-feira (27/5) quando estava a caminho da escola, na Ilha do Governadorzona norte do Rio de Janeiro, foi encontrada morta nesta terça (28/5). O corpo de Sophia Ângelo Veloso da Silva foi encontrado dentro de uma lixeira, na Rua Berna, na comunidade de Guarabu.

Segundo os pais da criança, o suspeito do crime é irmão da ex-madrasta de Sophia. Na casa do homem, foi encontrado um short usado pela garota para ir à escola. Quando desapareceu, ela usava a mesma vestimenta.

Ele foi detido e levado à delegacia para prestar depoimento. Lá, o suspeito ficou em silêncio.

Ainda na delegacia, uma sobrinha do suspeito afirmou que foi abusada por ele quando tinha 16 anos, mas a mãe preferiu não denunciar à época por causa da avó, já idosa.

Desaparecimento notado horas depois

A menina tinha saído de casa por volta das 7h, a caminho da Escola Municipal Belmiro Medeiros, no bairro Moneró, cerca de 20 minutos a pé de onde ela morava.

Os familiares só notaram o desaparecimento às 15h. Sem notícias do paradeiro de Sophia, eles refizeram o trajeto da criança até a escola.

Imagens de câmeras de segurança de um comércio da região flagrou Sophia acompanhada de um homem, às 7h17. Os pais da menina levaram as gravações até a 37ª DP (Ilha) e registraram ocorrência.

Escola não informou ausência da criança

Segundo o pai de Sophia, Paulo Sérgio da Silva, ele não foi avisado pela escola sobre a falta.

“A escola não informou que ela não tinha ido. Então, pensamos que ela estivesse na escola. Ele desviou a minha filha no meio do caminho. Eu o reconheci nas imagens e, a partir daí, eu falei: ‘É o Júnior’. A minha sogra o viu mais cedo em direção do Galeão. Trouxemos todas as informações e, depois, fomos até a casa dele. Ele estava dormindo. A minha filha ainda não foi localizada. Mas um short dela foi encontrado em outra casa. Muitas pessoas passam informações que precisam ser confirmadas”, disse o pai ao g1.

“A gente não sabe o que aconteceu. Estou aqui desde ontem e só penso o pior. Não tem como pensar em algo que não seja pior. Esse desgraçado é meu ex-cunhado. A minha filha é apaixonada pela minha ex-companheira. Não sei o que ele pode ter dito para a minha filha. Esse cara a tirou de mim. Tudo mundo diz que a esperança é a última que morre, mas está difícil”, completou Paulo Sérgio. Do Metrópoles.

 

Congresso mantém veto à criminalização das fake news com apoio de deputados paraibanos

0

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a trechos da Lei de Segurança Nacional, incluindo o veto ao dispositivo que tipifica o crime de comunicação enganosa em massa, as chamadas fake news. Entre os deputados federais paraibanos, a maioria votou a favor da manutenção do veto.

Gilberto Silva e Wellington Roberto, ambos do PL, Hugo Motta, Wilson Santiago e Murilo Galdino, do Republicanos, e Romero Rodrigues, do Podemos, posicionaram-se a favor da manutenção do veto que impede a criminalização da disseminação de notícias falsas.

Apenas os parlamentares Luiz Couto (PT) e Gervásio Maia (PSB) votaram para derrubar o veto, demonstrando apoio à criminalização das fake news.

A decisão foi confirmada pelo placar de 317 votos a 139. Defensores da criminalização argumentam que as fake news representam uma ameaça à democracia e à segurança pública, enquanto os opositores alegam que a medida poderia resultar em censura e na restrição da liberdade de expressão.

A votação é resultado de um longo debate que teve início em 2021, quando o Congresso aprovou a Lei 14.197, que criou os crimes contra o Estado Democrático de Direito. Apesar de sancionar a lei, o então presidente Jair Bolsonaro vetou alguns dispositivos, incluindo o artigo que criava o crime de “comunicação enganosa em massa”.

 

 

Coro Sinfônico da Paraíba apresenta concertos nas cidades de Areia e Lagoa Seca

0

O Coro Sinfônico da Paraíba vai participar, esta semana, de eventos de destaque em duas cidades paraibanas. Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, se apresenta no 2 º Festival Sesc Paraíba de Música, em Areia, e no sábado, 1º de junho, na abertura da Trezena de Santo Antônio, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Os concertos terão regência do maestro Daniel Berg.

Pela primeira vez participando do Festival Sesc Paraíba de Música, o Coro Sinfônico vai apresentar em Areia um repertório variado, que vai do erudito ao popular. A primeira parte do concerto é dedicada à literatura musical internacional, com clássicos da música vocal de várias culturas e distintos períodos, incluindo a abertura de Carmina Burana, de Carl Orff; árias das grandes óperas, a exemplo de Brindisi da Ópera Carmen, de Verdi, e o conhecido Haleluia, de Handel.

Na segunda parte será apresentado um repertório totalmente brasileiro, com músicas de compositores paraibanos já consagradas pelo público nordestino, entre elas, Paraíba Joia Rara, de Tom Oliveira, e Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo.

O concerto do Coro Sinfônico da Paraíba começa às 20h, nesta quinta-feira, no palco principal. O 2º Festival Sesc Paraíba de Música está sendo realizado desde segunda-feira, e segue até este sábado (1º), com apresentações no Calçadão João Cardoso, no Teatro Minerva e no Espaço da Cultura e Arte Horácio de Almeida.

Em Lagoa Seca, o coro vai apresentar concerto na abertura da Trezena de Santo Antônio, que acontece neste sábado, às 20h, no Convento Ipuarana. Além das músicas do concerto de Areia, nesta apresentação será acrescentado o repertório sacro para coro do compositor Tom K.

Na opinião do frei Artur Bruno, Guardião do Convento Santo Antônio, o Coro Sinfônico vai abrilhantar a celebração religiosa que marca a abertura da festividade no convento Ipuarana. “Acreditamos que a música desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera de celebração e reverência, e a presença do Coro Sinfônico da Paraíba certamente contribuirá para tornar esse momento ainda mais especial e significativo para todos os presentes. A festa de Santo Antônio é um evento de grande importância para nossa comunidade, sendo uma expressão vívida de nossa devoção religiosa e de nossa identidade cultural”, afirmou.

Coro Sinfônico da Paraíba

Fundado em 1960, é o coro oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade.

Tem atuado junto à OSPB em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.

O maestro – Daniel Berg possui graduação em Língua Francesa, bacharelado em Música e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba. Estudou também na UNIL (Universidade de Lausanne – Suiça), tem pós-graduação em musicoterapia e é especialista em regência pela Universidade Federal da Bahia.

Como maestro e solista, apresentou-se na Suíça, França, Alemanha, Letônia e Rússia. Como professor de educação musical, leciona musicalização infantil em algumas escolas da capital. Foi regente do coro da cidade de Gatchina, na Rússia, e professor de regência a convite da associação de regentes da Rússia, no conservatório de música em São Petersburgo, representando a América Latina.

Corpus Christi: Prefeitura de JP decreta ponto facultativo nesta quinta e sexta

0

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos dias 30 e 31. A Secretaria de Administração (Sead) decretou ponto facultativo na quinta-feira (30) em celebração ao Dia de Corpus Christi, além da sexta-feira (31). Com isso, os servidores públicos municipais terão um feriadão prolongado de quatro dias. A portaria nº 327 será publicada no Diário Oficial do Município.

Durante os dias sem expediente interno, os serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura da Capital estarão mantidos para a população, tais como a limpeza urbana, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), urgência e emergência nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais municipais, além do ordenamento do trânsito.

Após o expediente desta quarta-feira (29), os veículos oficiais serão recolhidos as suas secretarias de origem ou ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e só voltarão a circular na manhã da segunda-feira (3 de junho). Excetua-se a isso os veículos oficias em serviços essenciais.

Google desenvolve função que permitirá bloquear seu celular remotamente

0

O app Encontre Meu Dispositivo do Google vai permitir bloquear o celular remotamente. Encontrada dentro da atualização mais recente do Google Play Services, a função ajudará o usuário a proteger os próprios dados em caso de roubo ou perda. As informações são do Android Authority.

Descoberto com o nome “Remote Lock” (“Bloqueio remoto”, em tradução livre), a ferramenta permitirá usar o Encontre Meu Dispositivo para bloquear a tela do celular ou tablet a partir da internet. A solução será importantíssima para evitar que a privacidade do usuário seja violada caso não tenha mais acesso ao celular.

Segundo a descrição da ferramenta, o usuário precisará apenas do número de telefone para bloquear o aparelho. A proteção poderá ser acionada a partir de qualquer navegador através do site android.com/lock.

Ao bloquear a tela, a pessoa com posse do aparelho deverá autenticar a identidade mais uma vez, seja por PIN, senha ou reconhecimento facial.

Disponível para aparelhos antigos

Por se tratar de uma função contida no Google Play Services, todos os aparelhos com suporte ao pacote receberão a novidade — portanto, celulares com Android 10 (ou mais recentes). Obviamente, será necessário o app Encontre Meu Dispositivo para acessar a ferramenta.

Ainda que a função tenha sido encontrada, ela não está disponível para o público geral. O site Android Authority menciona que as funções estão contidas no app, então não deve demorar para serem liberadas de forma definitiva. Do Tecmundo.

NEon: ex-jogador e ídolo do Flamengo, Diego Ribas vai ministrar palestra na Paraíba

0

Do risco à glória! Esse será o tema apresentado pelo ex-jogador de futebol e ídolo do Flamengo, Diego Ribas, em sua palestra na programação do Nordeste On (NEon), maior evento de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade que será realizado pelo Sebrae/PB e Governo da Paraíba, nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções, na cidade de João Pessoa.

Consagrado dentro de campo com a conquista de títulos em competições nacionais e internacionais no futebol, o atleta vai abordar temas como coragem para enfrentar o risco, resiliência e superação, além de outras características profissionais que são associadas ao perfil de quem é liderança e pretende construir uma trajetória de sucesso.

Diego Ribas despontou no futebol quando foi campeão brasileiro pelo Santos (2002) e logo foi transferido para o futebol europeu, conquistando títulos importantes como a Europa League e o Campeonato Espanhol. O ex-jogador também teve passagem pela seleção brasileira e venceu a Copa América por duas vezes. Depois disso, voltou a atuar no Brasil e tornou-se ídolo do Flamengo. No time carioca, o atleta foi capitão da equipe e considerado um dos principais líderes na campanha do bicampeonato da Copa Libertadores, além da conquista de dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil.

Segundo o gestor do Nordeste On (NEon), Luciano Holanda, a programação vai proporcionar uma experiência imersiva ao público com a participação de palestrantes conhecidos no cenário nacional e a discussão de diversos temas ligados ao empreendedorismo.

“São trinta mil metros quadrados de espaço para que a gente possa receber o público e toda essa área estará repleta de atrações, perfazendo mais de cem horas de conteúdo, que vai ser apresentado por palestrantes de renome nacional, internacional e destaque para figuras conhecidas. Diego Ribas vem falar sobre sua trajetória enquanto capitão do Flamengo, que foi sua última experiência dentro de campo e dialogar sobre o seu perfil de liderança e empreendedor que é também”, disse.

Além da oportunidade de conhecer detalhes sobre a trajetória do ex-jogador, o público terá a chance de conhecer outros projetos que são desenvolvidos pelo atleta na área de gestão de pessoas, liderança e empreendedorismo. Diego Ribas atualmente é comentarista da Rede Globo e apresentador do podcast 10 & Faixa. Sua palestra do NEon acontecerá na sexta-feira (7).

Para efetuar inscrição no evento e saber todos os detalhes da programação do NEon, os interessados devem acessar o site https://nordesteon.com.

Diretor é flagrado transando com funcionário em camarim do SBT

0

Ao que tudo indica, o SBT tem seus camarins marcados por polêmicas. Após Dudu Camargo ser demitido do canal por supostamente defecar no camarim, um importante diretor teria sido flagrado por uma funcionária fazendo sexo em um dos espaços do canal de Silvio Santos. A emissora, inclusive, diz estar investigando o caso.

De acordo com o site TV Pop, o diretor teria sido visto fazendo sexo com um subordinado em horário de expediente. O nome do tal executivo não foi divulgado pela página, que diz ter um vídeo do momento em que a situação ocorre.

O vídeo em questão viralizou entre os colaboradores do SBT, e profissionais de vários setores já assistem e compartilham o conteúdo.

O site ainda diz que não é a primeira vez que o mesmo diretor é visto em situação parecida. No ano passado, durante a festa de fim de ano do canal, o SBT decidiu relevar uma ocasião semelhante com o homem, que foi visto transando com um funcionário mais jovem.

O que diz o SBT?

Em nota divulgada a imprensa, o SBT afirmou que seu departamento de compliance já está averiguando a denúncia a respeito de um suposto episódio ocorrido em um dos camarins da emissora”.

“O SBT informa que seu departamento de compliance já está averiguando a denúncia a respeito de um suposto episódio ocorrido em um dos camarins da emissora. Contudo, não pode divulgar publicamente detalhes de nenhuma investigação, uma vez que tem o compromisso de confidencialidade do processo, para preservar os seus colaboradores”, diz o comunicado.

Quem é o diretor?

Apesar de não ter seu nome revelado, o TV Pop deu outros detalhes sobre o diretor: há mais de 20 anos no canal, o executivo é responsável por conteúdos para o público infantojuvenil e trabalha diretamente com uma das filhas de Silvio Santos.

Ele ainda está envolvido em um documentário sobre a vida do Dono do Baú. Do Metrópoles.

 

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -