Início Site

PRF inicia nesta segunda obras em trecho da BR-230; confira alterações no trânsito

0

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia, na tarde desta segunda-feira (20), a obra de contenção na barreira do Castelo Branco, no trecho do quilômetro 19 da BR-230. A intervenção deve deixar o trânsito lento na rodovia. A previsão é que o serviço tenha duração de sete dias.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a interdição será parcial de uma das faixas de rolamento. Não ocorrendo o bloqueio total de um dos sentidos da via, sentido João Pessoa/Cabedelo.

Confira horários da interdição:

Segunda à sexta: 13h30 às 15h30;
Sábado: 13h às 17h;
Domingo: 8h às 17h.
Em caso de dúvidas, a PRF informou que os interessados podem ligar para o número 191.

Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morre em queda de helicóptero

0

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20).

Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor. Segundo o blog da Sandra Cohen, a morte de Raisi deve disparar uma disputa feroz pelo cargo.

Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades que voltavam do Azerbaijão.

A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana (veja no infográfico abaixo).

Além de Raisi, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian.

A aeronave transportava, ainda, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso. As mortes dos dois não foram confirmadas, no entanto, mais cedo, a imprensa oficial informou não haver sinal de sobreviventes no local da queda.

Luciano Cartaxo segue internado e estado de saúde é atualizado em novo boletim

0

O deputado estadual Luciano Cartaxo permanece internado e apresenta boa evolução clínica. O novo boletim médico do parlamentar foi divulgado nesta segunda-feira (20).

De acordo com o último boletim, Luciano continua internado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed), com espectativa de alta em breve.

Luciano Cartaxo, que é pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa pelo PT, foi internado na madrugada de sábado (18) após sofrer uma indisposição gastrointestinal.

Conforme informações da sua assessoria, o parlamentar apresentou um quadro de desidratação de provável origem viral, necessitando de hidratação endovenosa para estabilizar seu estado.

Cartaxo ou Cida: PT Nacional adia mais uma vez decisão sobre eleições em JP

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores adiou, mais uma vez, de pauta a análise que vai definir quem vai disputar as eleições 2024 pela legenda, em João Pessoa.

Atualmente, a sigla está dividida entre os nomes de Luciano Cartaxo e Cida Ramos, ou apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).

Após vários adiamentos, ainda não há previsão de quando será a nova reunião.

Veja onde se vacinar contra Influenza e Covid-19 em João Pessoa, nesta segunda-feira

0

Todas as salas de vacinas da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa promovem, de segunda a sexta-feira, ação preventiva com atualização da caderneta de vacinação. A busca ativa tem sido intensificada principalmente nesse período com maior incidência de chuva e mudanças de temperaturas, com a ocorrência no aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e vírus respiratórios, como influenza e vírus sincicial respiratório (VSR), nos serviços de saúde da rede pública e privada.

Além da vacinação contra Influenza, que foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, o Ministério da Saúde passou a recomendar vacinas atualizadas contra Covid-19 para a variante XBB. A vacinação é recomendada especialmente para crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas e outros grupos prioritários a partir de cinco anos de idade. As crianças com o esquema completo de vacinação (três doses) também poderão receber uma dose da vacina XBB com o intervalo mínimo de três meses desde a última dose recebida de qualquer vacina contra Covid-19.

Idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos e puérperas, além de outras categorias que integram o grupo prioritário, devem procurar uma sala de vacina e garantir a proteção contra Covid-19 e Influenza. Essas são pessoas com mais vulnerabilidade a doença e podem evoluir com complicações em decorrência das síndromes respiratórias.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a Covid-19, gripe e suas complicações. É segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pelas doenças. A constante mudança dos vírus requer um monitoramento global e frequente atualização, o que já acontece anualmente, da vacina contra a gripe e, mais recentemente, da Covid-19 XBB.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinação domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, sendo necessário fazer agendamento por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (20):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina;

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira);

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina;

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira).

Home Center Ferreira Costa

Apenas vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira);

8h às 16h (sábado).

Shopping Sul

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira);

10h às 16h (sábado).

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue;

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira);

9h às 16h (sábado).

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas Whatsapp);

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira).

Corpo de Bombeiros continua buscas por jovem desaparecido no litoral de Cabedelo

0

O Corpo de Bombeiros retomou, nesta segunda-feira (20), as buscas pelo jovem Josué Calixto, de 15 anos, que desapareceu no mar, próximo ao Dique de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O jovem sumiu neste domingo (19), após mergulhar e não retornar à superfície.

As equipes fizeram buscas no litoral de Cabedelo e estenderam para as áreas de Costinha e Lucena, mas ainda sem sucesso. Josué Calixto teria saído de casa para jogar bola com três amigos. O jovem teria decidido entrar no mar para nadar e, segundo os amigos, a correnteza estava muito.

A área em que Josué Calixto desapareu não é apropriada para banho devido aos riscos de afogamentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O risco se deve à proximidade com o Porto de Cabedelo e a existência de águas profundas.

 

Com informações do T5

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

0

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até esta segunda-feira (20) para renegociar os débitos no Desenrola Brasil. O prazo de adesão para a Faixa 1 do programa havia sido prorrogado no fim de março.

Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. A etapa engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada (valor de cada dívida antes dos descontos do Desenrola).

Por meio do programa, inadimplentes têm acesso a descontos de, em média, 83% sobre o valor das dívidas. Em algumas situações, segundo o ministério, o abatimento pode ultrapassar 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada e em até 60 meses.

Fake News
Na reta final do prazo para renegociação das dívidas, a pasta desmentiu duas fake news que circulam sobre o programa. Uma delas diz que, ao negociar as dívidas pelo Desenrola, o cidadão não perde nenhum benefício social. Outra, que a pessoa não fica com o nome sujo nos sistemas do Banco Central.

“O Relatório de Empréstimos e Financiamentos do sistema Registrato do Banco Central não é um cadastro restritivo. Ele exibe o “extrato consolidado” das dívidas bancárias, empréstimos e financiamentos, tanto do que está em dia quanto do que está em atraso. Isso permite que o cidadão acompanhe, em um só lugar, todo o seu histórico financeiro e se previna contra golpes.”

“Assim, as dívidas que forem negociadas no Desenrola para pagamento parcelado vão aparecer no extrato emitido pelo Banco Central, assim como outras dívidas bancárias, para que possam ser acompanhadas somente pelo cidadão. Os bancos não acessam os relatórios das pessoas; eles conseguem ver apenas as informações consolidadas, quando o cidadão autoriza esse acesso.”

Entenda
Além de dívidas bancárias como cartão de crédito, também podem ser negociadas contas atrasadas de estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma do Desenrola permite parcelar a renegociação inclusive com bancos nos quais a pessoa não tenha conta, permitindo escolher o que oferece a melhor taxa na opção de pagamento parcelado.

Para quem tem duas ou mais dívidas, mesmo que com diferentes credores, é possível juntar todos os débitos e fazer uma só negociação, pagando à vista em um único boleto ou Pix ou financiando o valor total no banco de preferência.

Para ter acesso ao Desenrola, é necessário ter uma conta Gov.br. Usuários de todos os tipos de contas — bronze, prata e ouro — podem visualizar as ofertas de negociação e parcelar o pagamento. Caso o cidadão opte por canais parceiros, não há necessidade de uso da conta Gov.br.

João Pessoa tem 215 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

0

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) inicia a semana ofertando 215 novas oportunidades no mercado de trabalho na Capital. São vagas em diferentes funções para pessoas com e sem experiência. Os interessados podem conferir as ofertas disponíveis e as exigências de forma online, através do Painel da Empregabilidade – e – ou pessoalmente na sede do Sine-JP, no bairro do Varadouro.

Entre as oportunidades ofertadas a partir desta segunda-feira (20), a que tem maior número de vagas é para pedreiro, com 39, inclusive para as categorias de acabamento e fachada, com e sem experiência comprovada na Carteira de Trabalho. No ramo da construção civil também tem 10 vagas para servente de obras, três para auxiliar de pedreiro e duas para mestre de obras.

Na área de vendas, tem 16 vagas para vendedor, sendo 10 para pracista e seis para atuação interna, com exigência mínima de seis meses de experiência na Carteira de Trabalho.

Na lista do Sine-JP também consta 12 vagas para serviços gerais na manutenção de edificações, 9 para estoquistas e outras diferentes áreas em número menor, como montador de móveis de madeira (2), mecânicos de automóveis (1), máquinas agrícolas (1), motocicleta (1), entre outras.

No setor de alimentação tem vagas para atendente balconistas, garçom e auxiliar de lanchonete e de cozinha. Tem ainda ofertas para assistente administrativo, com 4 oportunidades.

Serviço – O Sine-JP está localizado na Avenida João Suassuna, nº 49 – primeiro casarão da Vila Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 98654- 8978.

João Pessoa e mais 70 cidades paraibanas estão sob alerta de chuvas intensas; veja lista

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa, Campina Grande e outras 69 cidades da Paraíba. Os alertas, um amarelo e um laranja, são válidos até as 10h da segunda-feira (20).

Para os municípios sob alerta amarelo, a previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Nas cidades sob alerta laranja, espera-se chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em caso de inundação, é aconselhável proteger os pertences da água com sacos plásticos. Em emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Cidades sob alerta laranja:

Alhandra
Caaporã
Conde
João Pessoa
Pedras de Fogo
Pitimbu
Santa Rita

Cidades sob alerta amarelo:

Alagoa Grande
Alagoinha
Alcantil
Alhandra
Araçagi
Areia
Aroeiras
Baía da Traição
Bananeiras
Barra de Santana
Bayeux
Belém
Borborema
Cabedelo
Caiçara
Caldas Brandão
Campina Grande
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité de Mamanguape
Cuitegi
Curral de Cima
Duas Estradas
Fagundes
Gado Bravo
Guarabira
Gurinhém
Ingá
Itabaiana
Itapororoca
Itatuba
Jacaraú
João Pessoa
Juarez Távora
Juripiranga
Lagoa de Dentro
Logradouro
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Massaranduba
Mataraca
Mogeiro
Mulungu
Natuba
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Pilar
Pilões
Pilõezinhos
Pirpirituba
Queimadas
Riachão do Bacamarte
Riachão do Poço
Rio Tinto
Salgado de São Félix
Santa Cecília
Santa Rita
São José dos Ramos
São Miguel de Taipu
Sapé
Serra da Raiz
Serra Redonda
Sertãozinho
Sobrado
Tacima
Umbuzeiro

Informações de acidente com presidente do Irã são “preocupantes”

0

Um oficial iraniano afirmou à Reuters que as informações sobre o acidente aéreo envolvendo o presidente iraniano Ebrahim Raisi são “preocupantes”, embora estejam esperançosos. O helicóptero em que estava o chefe de Estado do Irã caiu, neste domingo (19/5), na região de Varzaqan, segundo a agência de notícias da República Islâmica. A causa do incidente teria sido más condições climáticas.

A TV estatal do Irã informou que o presidente retornava da inauguração de uma represa. Devido ao mau tempo, equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar o local.

Também estavam a bordo do helicóptero o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian; o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem; entre outras autoridades.

“O estimado presidente e a empresa estavam voltando a bordo de alguns helicópteros, e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina”, confirmou o ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, à TV estatal.

“As equipes estão a caminho da região, mas, devido ao mau tempo e à neblina, pode levar algum tempo para chegarem ao helicóptero”, acrescentou Vahidi. Do Metrópoles.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -