8 de janeiro: confira a situação dos paraibanos envolvidos após um ano

Esta segunda-feira (8) marca o aniversário de um ano das manifestações que ocorreram na Praça dos Três Poderes em Brasília

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Esta segunda-feira (8) marca o aniversário de um ano das manifestações que ocorreram na Praça dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Entre os envolvidos, 146 paraibanos foram identificados na época, alguns dos quais foram detidos.

O influenciador bolsonarista Rodrigo Lima, preso em 17 de agosto sob suspeita de financiar os atos em Brasília, foi um dos últimos soltos da prisão. A liberdade foi concedida no último dia 03 de dezembro, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, mediante a imposição de medidas cautelares.

Já o subtenente reformado do Exército, José Paulo Fagundes Brandão teve sua liberdade provisória concedida em maio.

Marinaldo Adriano Lima da Silva, blogueiro de política de João Pessoa, teve sua prisão convertida em preventiva e, em março, obteve liberdade provisória também por decisão de Morais, acompanhada de medidas cautelares.

A advogada Edith Cristina foi libertada em março, assim como o empresário James Miranda Lemos. Dois policiais militares aposentados, Rogério Caroca Barbosa e Onilda Patrícia de Medeiros Silva, tiveram suas liberdades concedidas em março.

Em janeiro, receberam liberdade provisória a estudante de ciências sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Claudiane Pereira da Conceição, a assessora parlamentar da Câmara Municipal de João Pessoa Fabíola do Nascimento, Verônica Avelino da Costa Marques, José Carlos da Silva Soares, Maurício do Nascimento, Luciane Melo e Rubia Cristina.

Outro caso amplamente noticiado foi o da ex-primeira-dama do estado, Pâmela Bório, que, em novembro, teve a aceitação de um Acordo de Não Persecução Penal proposto pela Procuradoria Geral da República (PGR). O ministro Alexandre de Moraes concordou parcialmente, suspendendo o inquérito por 60 dias para formalização do acordo.