7 dicas para manter o quarto do bebê organizado e funcional

A chegada de um bebê é sempre um momento emocionante para toda a família. Nos primeiros meses após a descoberta da gravidez, muitos pais já começam a planejar todos os detalhes do quarto para receber o recém-nascido. Mas com esse planejamento, surgem também as preocupações com a funcionalidade e organização do ambiente. 

Roupas, meias, fraldas, brinquedos, livros e itens de higiene. Esses são apenas alguns itens da extensa lista de objetos que ficam no quarto do bebê e são utilizados no dia a dia. Sem a organização necessária, eles acabam espalhados, comprometendo o conforto da criança, a tranquilidade dos pais e a limpeza do cômodo.

Felizmente, há algumas dicas que podem ajudar os pais de primeira viagem a manterem o quarto em ordem para receber o bebê. Nessa fase de planejamento do ambiente, além de escolher detalhes da decoração, modelo do berço ou cama montessoriana e demais móveis, é preciso se atentar ao uso de algumas práticas e acessórios para manter o local mais organizado e funcional. 

Aposte em móveis versáteis

Os móveis são os primeiros itens a serem vistos no momento do planejamento do quarto do bebê. Com diferentes modelos, cores e tamanhos, a escolha deles interfere diretamente na organização do ambiente. Por esse motivo, investir em móveis versáteis é a principal dica para quem deseja ter um cômodo funcional com tudo em seu devido lugar. 

A cômoda para bebê, por exemplo, pode ser utilizada para guardar roupas, acessórios, sapatos e itens de higiene, mas também serve de apoio para trocar o neném ou para aparar elementos decorativos. Além disso, esse item pode ser utilizado por muitos anos, acompanhando o crescimento da criança e ganhando novas funções. 

O uso de móveis versáteis pode ajudar na organização e também na vida financeira dos pais, que estarão apostando em peças que tragam o consumo consciente para dentro de casa. 

Separe os itens por categoria 

O quarto do bebê é repleto de itens específicos como roupas, acessórios, brinquedos, livros, remédios, entre outros. Com tantos objetos, muitos pais acabam perdendo o controle e fazendo uma grande bagunça no ambiente. Uma solução para esse problema é separar os itens por categoria. 

Após categorizar cada objeto, deve-se reservar um espaço específico para eles. Por exemplo, roupas e sapatos do bebê deverão ficar em um armário, já os livros estarão dispostos na prateleira, enquanto os itens de higiene serão guardados nas gavetas da cômoda. 

Essa separação irá ajudar a sempre manter os objetos no lugar e facilitará os pais nos dias mais corridos. Quando o bebê nascer, é importante manter a organização para que o quarto possa sempre ficar organizado. 

Organize as roupas e sapatos por tamanho e estilo

As roupas do bebê são umas das maiores preocupações dos pais, isso porque, os pequenos necessitam fazer várias trocas por dia, o que pode gerar uma pequena bagunça. Para ajudar nesse momento, a solução é organizar as peças por tamanho e estilo. 

Nos primeiros meses de vida, os bebês crescem muito rápido e é importante saber quais peças poderão ser utilizadas nessa fase. Dessa forma, os pais podem começar a organizar por tamanho, deixando as de número menor em um local mais acessível. A ideia é que, conforme a criança for crescendo, os pais alterem essa organização, mantendo as roupas do tamanho ideal sempre à mão.

Dentro da categorização por tamanhos, os pais podem ainda investir numa organização por tipo ou estilo de roupa. É possível, por exemplo, manter todos os bodies juntos e facilitar o acesso durante as trocas do dia a dia. O mesmo vale para peças mais sofisticadas, que os pais gostam de colocar nos bebês apenas em ocasiões especiais.

Se possível, utilize cabides 

Ter as roupas dobradas nas gavetas é sempre satisfatório, mas pode facilitar o surgimento de pequenas bagunças. Nesse sentido, os cabides podem ser grandes aliados na organização. Atualmente, existem itens de diferentes modelos e tamanhos, inclusive os de uso infantil.

Manter as peças penduradas nos armários facilita a visualização, diminuindo o risco de perder peças por não servirem mais. Outro ponto importante é que o uso de cabides aumenta o espaço no guarda-roupa e ainda facilita a organização do quarto.

Reserve um local para os itens de higiene

Fraldas, lenços umedecidos, cotonetes, pomadas para assaduras e algodão, por exemplo, são usados rotineiramente e, se não tiverem um lugar específico, podem favorecer a desorganização do ambiente. Geralmente, esses itens costumam ficar próximo ao trocador do bebê ou até mesmo no banheiro, tudo dependerá das necessidades de cada um.

Reservar um espaço específico para os objetos de higiene é fundamental, pois facilita na hora de dar banho ou trocar o pequeno. Além disso, ter um local certo para guardá-los ajuda no momento de organizar o ambiente, tornando o espaço mais limpo e aconchegante. 

Utilize nichos e prateleiras 

Prateleiras e nichos são clássicos nos quartos infantis. Além de decorar o ambiente, eles podem servir para organizar os objetos. É possível utilizar uma prateleira para dispor as colônias do bebê, os brinquedos, os livros e os itens de higiene. 

O interessante é que, atualmente, existem diversos tipos de prateleiras, com cores, tamanhos e designs diferentes, que podem combinar com o projeto de decoração do quarto infantil. 

Invista em organizadores 

Objetos organizadores são as grandes estrelas de um quarto funcional. Com diferentes modelos, caixas, cestos, nichos ou bolsas servem para manter tudo em ordem. Por esse motivo, não há regras na hora de utilizá-los, o importante é que eles atendam às necessidades dos pais. 

É possível optar por caixas para dispor os prendedores de chupeta, acessórios para o cabelo, meias e até mesmo os itens de higiene. Cabe ressaltar que alguns organizadores podem ser feitos sob medida para encaixarem perfeitamente na gaveta ou armário dos bebês.