6 funções de uma maquininha de cartão que você não conhecia

Hoje, é difícil encontrar um estabelecimento comercial que não tenha uma delas. As maquininhas de cartão, como a maquininha Ton, invadiram as lojas e ajudaram a tornar muito mais fácil e prática a vida de lojistas e clientes, oferecendo comodidade e agilidade para a efetuação de compras em determinada loja.

Contudo, esses equipamentos não servem apenas para o pagamento com cartão. Muitos podem não saber, mas elas também possuem várias outras funções que as tornam muito mais úteis. Conheça algumas das principais delas abaixo.

Aceitar PIX como pagamento

O pagamento com cartão de crédito ou débito não é a única forma de pagar algo utilizando a maquininha. Uma função muito prática para clientes e empresários é a possibilidade do pagamento utilizando PIX, com o valor saindo no mesmo instante da conta.

Para utilizá-la, o lojista só precisa abrir esta função para que seja gerado um QR Code de cobrança da compra. Dessa forma, o cliente faz a leitura e realiza o pagamento usando o app do seu banco. Porém, vale destacar que esse QR Code só pode ser gerado se o aparelho tiver conexão com a Internet.

Habilitar som na função acessibilidade

Existem certos modelos equipados com uma função extremamente útil e inclusiva para empreendedores e clientes com deficiências visuais. Esses aparelhos vêm com habilitação de voz, que pode ser ativada pelo lojista com apoio do suporte da fabricante da maquininha.

Quando essa funcionalidade é habilitada, passa a emitir um som identificando que ela está operante. O cliente também pode se comunicar com o aparelho por meio de diálogos, permitindo que a transação seja concluída sem problemas.

Enviar comprovante da compra por e-mail

Normalmente, o cliente pode solicitar a impressão do comprovante da compra no momento em que a efetua. Todavia, é muito fácil acabar perdendo esse documento, o que dificulta registrar e acompanhar o controle de gastos feitos com o cartão naquele mês.

Felizmente, muitas maquininhas apresentam uma solução interessante e facilitadora. É possível que o lojista envie o comprovante por e-mail para o cliente. Além de ser cômodo, essa função acaba sendo sustentável, pois evita o desperdício de papel sem necessidade.

Impressão por Bluetooth

Por falar na impressão do comprovante, existe ainda outra função bem útil. A verdade é que a maquininha pode atuar como uma mini-impressora. Alguns dos modelos existentes no mercado permitem a conectividade via Bluetooth, possibilitando que os lojistas a utilizem para imprimir qualquer documento na máquina.

Assim, se for preciso entregar um comprovante ao consumidor e ele existir apenas no celular, dá para conectar o smartphone à maquininha e realizar o processo. Inclusive, há tutoriais nas redes sociais que ensinam a imprimir outros tipos de documentos – até mesmo fotos – com esse equipamento. Porém, vale lembrar que ele não foi projetado para esse fim.

Duração maior que 24 horas

Há empreendedores que precisam usar as máquinas na rua, já que a sua operação acontece nela. Por isso, é mais difícil para eles recarregarem os seus dispositivos. Entretanto, isso não precisa ser sinônimo de problema. Existem modelos que, quando estão totalmente carregados, conseguem funcionar por mais de 40 horas, evitando assim qualquer complicação quando se está fora do estabelecimento.

Gerenciamento da loja

Um dos grandes trunfos da maquininha de cartão é a possibilidade dela se tornar uma solução mobile personalizada, capaz de atender tudo que o lojista precisa. Inclusive, é possível facilitar o gerenciamento de um estabelecimento com uma delas, realizando a gestão de vendas, cadastro de novos produtos e controle do estoque.

O bom é que como cada negócio tem as suas próprias demandas, é possível personalizar a maquininha para que ela tenha as funções que melhor atendam às necessidades da empresa. Tudo na palma da sua mão!