SMS oferta consultas com oftalmologista e óculos de grau gratuitamente

    0

    Por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de cuidados oftalmológicos para a população da Capital. A rede municipal de saúde oferta aos usuários consulta com médicos oftalmologistas e encaminha os pacientes de forma regulada para o recebimento dos óculos, gratuitamente.

    A porta de entrada do serviço é a atenção básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF). Desta forma, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa ou de referência para ser encaminhado à atenção especializada.

    Ao ser atendido pelo clínico geral da unidade, o médico avalia o usuário e se detectado algum problema oftalmológico, o paciente é encaminhado para aos Centros de Atenção Especializada ou serviços conveniados e fazem parte da rede municipal de saúde.  Para ser atendido, o paciente precisa apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e cartão do SUS.

    A dona de casa, Sandra Lúcia, moradora do bairro da Torre, é uma das usuárias do serviço e descobriu um problema de saúde após se consultar no Cais. “Eu estava tendo dificuldade de enxergar e ler coisas simples. Ao ser atendida na Unidade de Saúde da Família, fui encaminhada para uma consulta com um médico especializado aqui no Cais de Jaguaribe, e foi quando descobri que tenho glaucoma”, disse a usuária.

    Já a usuária Maria Eunice Medeiros procurou o serviço após ser alertada que o desempenho escolar da sua filha Ketellin, de 11 anos não estava bom. “As professoras disseram que ela demora muito para copiar as tarefas do quadro e isso dificultando o aprendizado da minha filha, então resolvi levá-la à USF do meu bairro que me encaminhou para o Cais” contou a dona de casa.

    Após receber atendimento oftalmológico no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), Maria Eunice foi encaminhada ao setor de Órtese e Prótese para fazer os exames da filha e escolher seus óculos. “Isso vai ajudar bastante, tanto nos estudos quanto na qualidade de vida dela”, comentou.

    Segundo Isadora Guedes, diretora administrativa, o Cais Jaguaribe recebe pacientes de João Pessoa e de vários municípios do estado, com ofertas de consultas, exames e acompanhamento. “No que se refere ao acompanhamento, quando um paciente de outra cidade sai da sua primeira consulta ele já recebe do médico que o atendeu, uma guia de retorno, que será marcado pela equipe de Saúde da Família da sua região de cobertura, proporcionando a assistência necessária ao usuário”, explicou.

    Já os usuários residentes no município de João Pessoa que necessitarem de uma nova consulta não precisam voltar à USF. Ao sair do centro e percebida a necessidade de retorno, o médico fornece a guia de atendimento para marcação de uma nova consulta agendada pela equipe do Cais.

    Atendimentos – Diariamente, cerca de 1.000 pessoas são atendidas no Cais de Jaguaribe em seus diversos serviços. Isso inclui consultas médicas, exames e retorno de pacientes.

    Órtese e Prótese – Serviço especializado que oferta aos usuários desde os itens para auxiliar no tratamento, quanto na sua qualidade de vida.  Dentre os 64 itens, alguns de uso permanente e outros temporários, encontram-se óculos, muletas, bolsas de urostomia e colostomia.

    Só no ano de 2014, foram distribuídos cerca de 5 mil óculos pela unidade. Segundo o diretor do local, Jorge Luiz Matos, ao procurar o local, o cidadão usufrui de um atendimento de modo integral. “Nós trabalhamos com demanda espontânea e além de entregarmos o equipamento, damos total assistência para que o interessado possa utilizar o utensílio da melhor forma possível”, afirmou.

    Para receber o item, basta que o usuário do SUS procure o serviço e apresente os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e duas cópias da receita médica. Vale salientar que é o próprio interessado quem escolhe a armação dos seus óculos.

    Desde a sua criação, este setor já beneficiou cerca de 50 mil pacientes. Atualmente, em torno de 200 pessoas utilizam o serviço por dia.

    Atenção Especializada – Atualmente, o Cais de Jaguaribe dispõe de mais de 80 médicos de diversas especialidades (alergologia, cardiologia, cirurgia geral) além de outras. Para atendimento em oftalmologia, são disponibilizados dois consultórios e dez médicos.

    O centro ainda possui convênio com faculdades particulares onde os alunos concluintes de cursos na área de saúde realizam consultas supervisionadas por professores.

    Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe
    Endereço: Av. Alberto de Brito, 411, Jaguaribe.
    Telefone: 8617-5902
    Horário de funcionamento: 8h às 17h

    Setor de Órtese e Prótese
    Telefone: 3214-7978
    Horário de funcionamento: 8h às 17h

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here