Secretaria de Saúde amplia ofertas de serviços na rede municipal

    0

    João Pessoa não para de crescer. Para manter a qualidade do serviço oferecido e atender as necessidades da população pessoense, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) têm ampliado a assistência e a promoção à saúde em todo o município, principalmente na Zona Sul, uma das regiões que mais cresce na capital.

    Na Atenção Básica, entre 2013 e 2014 os bairros dos Bancários, na comunidade Timbó, Geisel e Valentina Figueiredo receberam novas Unidades de Saúde da Família (USF). Já os bairros do Castelo Branco, Costa e Silva, José Américo e Funcionários tiveram as USFs completamente reformadas e ampliadas. O que representa um investimento de mais de R$ 4 milhões.

    Os empreendimentos, obras e serviços entregues refletem diretamente na qualidade de vida de pessoas como o aposentado Benedito Araújo e da promotora de vendas Catiane Lima Queiroz, que acompanharam e hoje são beneficiados pelos serviços assistenciais à saúde.

    “Sou paraibano, mas morei em São Paulo por mais de 50 anos. Voltei há seis meses para João Pessoa e não imaginava que iria encontrar tudo aqui, bem pertinho de casa. Tem médico, dentista, enfermeira. O atendimento é excelente e você ainda faz amizade com os profissionais da Unidade, o que nos deixa mais a vontade durante as consultas”, conta o aposentado Benedito Araújo, de 74 anos, que mora ao lado da USF Timbó I, inaugurada recentemente, no dia 16 de janeiro.

    No Valentina Figueiredo, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas pela construção da USF Doce Mãe de Deus, entre elas, a promotora de vendas Catiane Lima Queiroz, que falou da importância em ter uma unidade por perto. “Quando me mudei aqui para o bairro Valentina uma das primeiras coisas que me disseram era que ia ter uma Unidade de Saúde da Família aqui. Adorei saber da notícia, por que sou promotora de vendas e muitas vezes não tenho tempo de estar me deslocando para ir ao médico ou para buscar remédio, como estou fazendo hoje. Era o que acontecia antes. Agora dá pra vir sem problemas. E ainda tem a estrutura que é muito boa e o atendimento que é melhor ainda”, concluiu.

    Nas USFs o usuário recebe atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de ter a farmácia, exames citológicos, marcação de exames em geral e consultas especializadas, ações educativas, entre outras atividades.

    Na zona sul de João Pessoa também houve mudanças na atenção hospitalar e na rede de urgência e emergência. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina Figueiredo, inaugurada em agosto de 2014, atende mais de 5 mil pessoas por mês.

    O escritor, ator e radialista Marcondes Edson de Alencar, mais conhecido como Chapéu de Couro, sentiu uma falta de ar e procurou atendimento na UPA Célio Pires de Sá, inaugurada em agosto de 2014.

    “Ter essa UPA nessa parte da cidade foi o que me salvou. Não sei se estaria aqui agora se tivesse que procurar outro lugar para ser atendido. Só tenho a agradecer iniciativa da prefeitura pela instalação desta Unidade aqui na região e por esse olhar atencioso à população”, falou o escritor que reside na zona sul da capital. “Parece que escolheram os médicos e todos os profissionais a dedo, um a um. Aqui, no quesito assistência, não me falta nada. O pessoal é humilde e prestativo”, completou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here