Vida saudável: Conheça os benefícios de consumir inhame, batata doce e macaxeira

    0

    Inhame, macaxeira, batata doce. Esses tubérculos são alimentos comuns na culinária nordestina. O carboidrato é o principal componente desses alimentos, por isso são os queridinhos dos atletas para obter massa muscular de forma saudável, além disso contém outros nutrientes que fazem bem à saúde.

    Vida saudável: Conheça os benefícios de consumir inhame, batata doce e macaxeira
    Nutricionista Katianne Moura

    Em entrevista ao Paraíba Já, a nutricionista Katianne Moura explicou que as raízes equilibram os níveis de glicose no sangue, que quando estão baixos ou altos ou variáveis demais causam mudanças drásticas no humor. Para as mulheres, este alimento pode prevenir a temida TPM (Tensão pré-menstrual). “Além disso, ela ajuda a aterrar nossa energia, o que acalma a agitação da mente”, destacou.

    O inhame entre os três tubérculos é o mais rico e contém cálcio, fósforo, ferro e complexo B, que ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor, além de ajudar a equilibrar a ansiedade. A macaxeira é fonte de ferro, substâncias antioxidantes, cálcio e vitamina C. Já a batata doce é indicada para quem faz atividade física, é um importante repositora de glicogênio muscular, além de uma excelente fonte de energia.

    “As raízes aumentam os níveis de serotonina no corpo, agindo em regiões do cérebro que produzem a sensação de bem-estar. Com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente ao estresse e não corre o rico de aumentar a produção de cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga”, esclareceu.

    Conforme a especialista, são alimentos de digestão mais complexa, esse componente acaba funcionando, no organismo, como uma espécie de fibra que impede a elevação dos índices de glicemia no sangue. Além de controlar a glicemia, ele ainda ajuda a controlar taxas de colesterol e triglicérides.


    Inhame no combate ao Câncer

    Segundo a nutricionista, o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue. Ele fortalece o sistema imunológico e, nas mulheres, aumenta a fertilidade, já que contém fitoestrégenos (hormônios vegetais), importantes no climatério e menopausa. Além disso, melhora acne, abcessos, previne doenças renais, auxilia na prevenção do câncer.  

     

    Tubérculos retardam o envelhecimento 

    Por serem alimentos que se desenvolvem abaixo do solo, que abrigam muitos nutrientes, como vitaminas A, C, complexo B e também minerais. “Em relação à batata tradicional e ao inhame, a batata-doce possui mais carboidratos, lipídios, cálcio e fibras. Possui também mais proteínas que a mandioca. Ela inclusive é um alimento antioxidante e anti-inflamatório, ou seja, retardando o envelhecimento”, explicou.

     

    Inhame regula o batimento cardíaco e pressão sanguínea

    O inhame é fonte de alguns minerais importantes como zinco, magnésio, cobre, ferro e manganês para muitos habitantes de países tropicais. Além disso, ela contém quantidades adequadas de potássio. “O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a regular o batimento cardíaco e a pressão sanguínea”, disse a nutricionista.

     

    Macaxeira previne o Mal de Alzheimer

    A macaxeira é uma boa fonte de proteínas dietéticas e vitamina K.  A nutricionista ressalta que a vitamina K tem um papel potencial na construção de massa óssea, promovendo benefícios para os ossos. Sendo benéfico no tratamento de doentes com doença de Alzheimer, limitando os danos neuronais no cérebro.

     

    Como comprar?

    A especialista disse que para comprar um inhame é preciso analisar a coloração, deve esta marrom uniforme e sem danos na casca. “Evite se estiver com as extremidades ocas ou amolecidas e com brotos. Escolha os de polpa com cor bem branquinha, se puderem ser cortados, ou os mais pesados se não for possível cortá-los”, disse.

    Quanto a batata doce, Katianne indicou as raízes mais compridas e com diâmetro em torno de 5 centímetros. “Elas devem estar firmes, com a casca fina e lisa, sem cortes ou picadas de insetos. Preste atenção também na cor da casca, que deve estar branca ou rosa. Em casa, guarde a batata doce em lugares secos e arejados, em temperatura ambiente”, explicou.

    Já a macaxeira, o miolo deve ter cor uniforme (branco ou amarelo, de acordo com a variedade), sem manchas escuras, orientou a nutricionista.  “A polpa deve ser um pouco úmida e se soltar com facilidade”, recomendou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here