Ricardo vence Cássio com mais de 111 mil votos de maioria no Estado

    0

    Reeleito governador da Paraíba para o período de 2015 a 2018 Ricardo Coutinho (PSB) impôs ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), a primeira derrota do tucano nas urnas em toda sua trajetória política iniciada na década de 1980. A vantagem de Ricardo sobre Cássio foi de 111.563 votos. O socialista foi eleito com 1.125.956 votos, ou seja, 52,61% dos votos válidos, contra 1.014.393 votos para Cássio Cunha Lima (PSDB), o equivalente a 47,39%. Os votos nulos e brancos representaram 7,93% do total e foi registrado 18% de abstenção no estado.

    Ricardo também destacou que “essa foi a disputa entre o fazer e o prometer, entre o conteúdo e a embalagem”. O socialista conseguiu reverter a eleição no segundo turno após ter perdido no primeiro turno. Esse feito ocorreu há 24 anos, em 1990, quando Ronaldo Cunha Lima, pai de Cássio, perdeu para Wilson Braga no primeiro turno e foi eleito no segundo turno.

    Em entrevista coletiva na noite deste domingo, no Hotel Village, em João Pessoa, Ricardo disse que a caminhada foi muito difícil mas declarou: “Tivemos uma vitória bonita, uma vitória maiúscula, uma vitória que consolida uma posição na Paraíba: que nenhum de nós é imbatível, que o povo elege e tira quem acha que deve tirar”, declarou.

    Ricardo acrescentou que vai ter a capacidade para, ao lado de dois senadores, de uma boa bancada no Congresso Nacional, de uma boa bancada na Assembléia Legislativa, ter uma boa governabilidade.

    Ricardo Coutinho citou ainda a morte de correligionários durante a campanha, entre elas a do candidato à presidência da República e presidente do PSB, Eduardo Campos.

    O governador socialista de 53 anos, é natural de em João Pessoa e é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Depoisde passar por movimentos estudantis e sindicais, Ricardo perdeu a eleição para deputado estadual na sua primeira tentativa pelo PT, em 1990. Em 1994 ficou na suplência e no ano de 1996 foi reeleito vereador de João Pessoa.
    No ano de 1998, Ricardo foi candidato novamente ao cargo de deputado estadual e dessa vez, foi eleito, se reelegendo em 2002. Em 2003, deixou o PT e se filiou ao PSB partido pelo qual foi eleito prefeito de João Pessoa em 2004 e 2008. No segundo mandato renunciou o cargo para se candidatar a governador do Estado e foi eleito em 2010.

    Ricardo venceu as eleições sem o apoio da maioria dos deputados estaduais e federais mas nessas eleições já conseguiu aumentar suas bancadas na Assembleia e na Câmara.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]