Ricardo entrega equipamentos que vão beneficiar famílias do Cariri

0

 

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta terça-feira (2), equipamentos que fortalecem duas atividades praticadas por agricultores da comunidade Riacho do Algodão, zona rural do município do Congo, no Cariri paraibano. Com um investimento de mais de R$ 100 mil através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), os agricultores que trabalham na produção de hortaliças e na fabricação de vassouras com material reciclado ganharam reforço para impulsionar as atividades.

Durante a solenidade, Ricardo demonstrou a satisfação de entregar benefícios em comunidades rurais. Investimentos importantes para o desenvolvimento sustentável. “Fiz questão de estar aqui presente porque eu acho que se faz grandes coisas através de pequenas intervenções. A vida é feita de grandes coisas mas é feita também dos complementos de uma barragem  subterrânea, que favorece a agricultura familiar de uma forma mais permanente, do complemento de uma obra como este galpão que a Prefeitura do Congo realizou e complemento de máquinas que vão dobrar a capacidade de fabricação de vassouras com garrafas pet, pois é preciso ter a sustentabilidade”, pontuou, acrescentando que fica feliz em poder ampliar as parcerias com as prefeituras através do Procase.

O secretário de Estado de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano, destacou que o governador Ricardo Coutinho deu uma demonstração clara de seu modelo de gestão. “Ele desconcentra ações nos grandes centros e vem procurar comunidades que se fortalecem. Aqui tem famílias, tem mulheres que estão produzindo vassouras com garrafas pet, então essa ação do Governo, através do Procase, é um exemplo a ser seguido porque esse território do Cariri, com a chegada das águas do São Francisco, vai ter outra realidade econômica”, comentou.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Waldson Sousa e o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, além do presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, também participaram do evento.

O prefeito do Congo, Júnior Quirino, agradeceu em nome da população e dos ex-prefeitos, pelos benefícios para os moradores. “Fico feliz também por, no ano passado, o Congo ter recebido um ônibus escolar e um laboratório de informática através do Pacto Social pelo Desenvolvimento. Agradecer ainda pelas estradas, pelas obras hídricas em nossa região”, pontuou.

Os prefeitos de Coxixola, Givaldo Limeira, de Caraúbas, Silvano Dudu e de Sumé, Eden Duarte, além de ex-prefeitos de Congo, prestigiaram a solenidade.

As famílias beneficiadas fazem parte da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Riacho do Algodão e Santa Rita de Cima, e receberam uma máquina para confecção das vassouras, duas barragens subterrâneas, duas cisternas do tipo ‘calçadão’ e o prédio da associação totalmente reformado.

Em nome da comunidade, a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Riacho do Algodão e Santa Rita de Cima, Andreia de Amorim da Silva, agradeceu ao Governo do Estado pelo maquinário para produção de vassouras e as barragens subterrâneas. “As mulheres associadas já produzem vassouras e agora vão dobrar a produção porque agora são duas máquinas. Vamos produzir uma média de 30 vassouras, por dia, o que significa cerca de 900 vassouras por mês”, comemorou.

O coordenador do Procase, Hélio Barbosa, avalia os ganhos que a comunidade terá com os investimentos. “Este é um governo que tem a característica de acreditar nas pessoas, que percebe que a agricultura familiar tem uma potencialidade de desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, observou.

A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Produção e Sustentabilidade Antônio Paulino de Lima, na sede da comunidade. O Procase é um projeto do Governo do Estado da Paraíba, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Atua em 56 municípios do Semiárido paraibano com o intuito de melhorar as condições de vida e a renda de famílias rurais.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here