PMJP promove ações de recuperação e manutenção de rios

    0

    No próximo domingo (22) será comemorado o Dia Mundial da Água. Em João Pessoa, a Prefeitura Municipal tem desenvolvido ações para preservar e recuperar os rios, patrimônio ambiental da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) tem atuado de forma rigorosa, observando o cumprimento das leis de proteção dos mananciais, a preservação da mata ciliar e a restrição da ocupação irregular no entorno das bacias.

    A Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam monitora e desenvolve projetos de recuperação de áreas degradadas e matas ciliares dos rios, com o uso de mudas de árvores produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

    Ações específicas de educação ambiental também são desenvolvidas no Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), que fica no Parque Arruda Câmara, Bica. No Cepam são aplicados métodos e técnicas ambientalmente corretas que são multiplicadas nas redes de ensino, público ou privado e para a toda a comunidade em geral.

    Localizado numa área de Mata Atlântica, o território da cidade de João Pessoa está inserido no contexto geográfico das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental. O espaço territorial é banhado pelas águas de do rio Gramame, ao sul, os rios Paraíba/Sanhauá, a oeste, e na porção central a bacia do Jaguaribe/Timbó, que são intraurbanas. Os rios Cuiá, Jacarapé, Aratu e Cabelo são considerados bacias secundárias.

    Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água, 22 de março, tem um significado especial para as populações de todas as nações. Para a secretária de Meio Ambiente de João Pessoa, Daniella Bandeira, “a Prefeitura está na busca constante da solução dos conflitos sobre o uso racional da água. Não é tarefa fácil, mas estamos atentos à responsabilidade com o presente e também com as gerações futuras”, concluiu.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here