Prefeitura de João Pessoa tem rede de serviços de cuidados à saúde da criança

    0

    É durante a infância que grande parte das capacidades humanas é desenvolvida, mas para isso a criança precisa estar saudável. O direito à saúde é protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Em João Pessoa, este público conta cerca de 40 serviços específicos, disponibilizados através da rede municipal de Saúde e hospitais vocacionados, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Municipal Valentina.

    O cuidado começa antes mesmo de a criança vir ao mundo, com o atendimento das gestantes e a realização do pré-natal por meio das 181 equipes de Saúde da Família (ESF) da rede de municipal de saúde, inclusive com a realização de ultrassonografias na atenção especializada. Para casos de gravidez de risco, há um acompanhamento especial no Instituto Cândida Vargas (ICV), que oferece desde o início da gestação pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe não conseguir amamentar.

    A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes, como prevenção da violência contra a criança e o adolescente, identificação e tratamento de doenças como anemia, icterícia, diarreia, parasitoses, insuficiência respiratória aguda, tuberculose e hanseníase, acompanhamento das condições de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente, avaliação das condições de saúde, avaliação nutricional e promoção da alimentação saudável, avaliação da acuidade visual, promoção da saúde sexual e reprodutiva, identificação de evasão escolar, entre outros.

    Nutrição – Para evitar a desnutrição ou carência de nutrientes, a SMS acompanha as crianças, através dos nutricionistas presentes na rede municipal, e quando necessário, realiza a suplementação de ferro e vitamina A na dieta infantil.

    Ainda de acordo com o coordenador, também está sendo implantado o programa Nutrisus, que consiste na adição direta de nutrientes em pó à alimentação oferecida às crianças de seis meses a três anos e 11 meses nas creches da rede municipal através do Programa Saúde na Escola.

    Saúde na Escola – O programa acontece em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e realiza ações de avaliação nutricional, triagem visual (aplicação do teste de snellen), sondagem para o teste do olhinho, cuidados e orientações em saúde bucal e atividades educativas sobre três temas que despertam muitas discussões: segurança alimentar e nutricional, promoção da cultura de paz e álcool e drogas, nas escolas públicas de João Pessoa.

    Imunização – Dentro do que é estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a SMS oferece 10 vacinas que fazem parte do calendário das crianças. São elas: BCG (contra formas graves de tuberculose), hepatite B, Sabin (poliomielite), rotavírus, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite tipo B), pneumo 10 valente (pneumonia e outras afecções), meningo C (meningite do sorogrupo C), febre amarela, hepatite A e tetraviral (sarampo,rubéola, caxumba e varicela).

    ICV – Cerca de 700 partos são realizados mensalmente no Instituto Cândida Vargas (ICV). O Instituto é considerado referência em maternidade na Paraíba e um dos melhores hospitais na área no Nordeste. Além de trabalhar na realização do parto, o hospital integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido.

    O ICV também conta com o Banco de Leite Zilda Arns, que recebe doações de mulheres saudáveis e que possuem excesso de leite. Por mês são atendidos cerca de 200 bebês.

    HMV – Com a entrega da UPA Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina Figueiredo, realizada pela PMJP no último dia 21 de agosto, o Hospital Municipal Valentina (HMV) passou a atender exclusivamente a crianças e adolescentes, desde os casos mais simples aos de maior gravidade.

    A unidade hospitalar conta com uma moderna UTI Pediátrica para atendimento especializado de crianças que necessitem da assistência intensiva. A Unidade de Terapia Intensiva do HMV, dispõe de 10 leitos com aparelhos de última geração para oferecer um atendimento humanizado aos usuários.

    Caps I – Infanto Juvenil Cirandar – O centro de atendimento e tratamento de crianças e adolescentes que apresentam transtornos psicóticos, neuróticos e usuários de substancias psicoativas oferta atividades socioculturais, comunitárias e terapêuticas, visitas domiciliares e tratamento com medicamentos.

    Acompanhamento – As famílias mais vulneráveis, do programa Bolsa Família, recebem acompanhamento nutricional e de imunização através da Secretaria da Saúde. São monitoradas as crianças de 0 a 7 anos, mulheres e gestantes. Essa prática rendeu dois prêmios a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

    Brincar e Ser Feliz – Neste domingo (12) Dia da Criança, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) volta a realizar o Projeto “Brincar e Ser Feliz”. O evento que acontece sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), terá início às 14h e segue até às 18h30, na Avenida Getúlio Vargas, (em frente à 1ª Igreja Batista). A festa será animada pela Trupe Imaginart e o Grupo Agitada Gang e promete uma vasta programação com brinquedos mecânicos, infláveis, camas elásticas e lanches, tudo gratuito.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]