Nos seis primeiros meses do ano de 2017, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investiu mais de R$ 60 milhões em habitações. O valor refere-se às unidades entregues totalmente prontas no primeiro semestre. No total, a PMJP entregou 1.032 unidades habitacionais, beneficiando mais de quatro mil pessoas. O Residencial Nice Oliveira, no bairro de Paratibe, foi entregue com 776 unidades, enquanto o Vieira Diniz, no Jardim Veneza B, possui 192 apartamentos.

Além das unidades entregues em 2017, os investimentos não param por aí. Mais cinco mil moradias estão em construção e 1.480 serão entregues até janeiro do próximo ano. Além de realizar o sonho da casa própria, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) realiza cursos de capacitação profissional para os moradores e campanhas educativas. Todos também participam de um trabalho social, que é iniciado três meses antes da entrega dos apartamentos e se estende por mais dois anos.

Realização – A artesã Heriene Araújo Anacleto tem prazer em cuidar e decorar a casa que ganhou da PMJP. “Sonhei durante muitos anos com a minha casa própria. Agora durmo tranquila, sem me preocupar com o aluguel no final do mês. Tenho prazer em arrumar minha casa, pois ela é realmente minha. Ter sido sorteada foi uma benção”, disse.

Ela, o marido Fernando Barbosa e os filhos, Matheus e Maria Beatriz, viviam de aluguel há 10 anos. “As despesas eram tão altas que não sobrava dinheiro para mais nada. A gente nem saia de casa, não podia nem fazer um passeio”, relembra Heriene.

Moradias – Os projetos residenciais de habitações da Prefeitura são entregues com equipamentos esportivos como quadras, espaços para lazer e convivência, acessibilidade, apartamentos adaptados para cadeirantes e idosos, além de pavimentação, saneamento, drenagem e iluminação.

O Timbó foi uma das comunidades que passou por uma reestruturação geral e os moradores ganharam um novo local para viver. O projeto de revitalização da comunidade foi o primeiro da Paraíba a receber iluminação pública em LED.

Para oferecer uma estrutura de qualidade na formação das crianças que moram no local, a PMJP reformou a creche Nossa Senhora de Fátima, adequando-a ao novo padrão de qualidade da Educação Infantil. Os moradores também ganharam sua própria Unidade de Saúde da Família e Cozinha Comunitária, onde são oferecidas diariamente 200 refeições.

Mais investimentos – Já o Residencial Vista Alegre, em construção no bairro de Gramame, terá mais habitantes do que 50,67% dos municípios paraibanos. No local, estão sendo construídas 2.016 unidades habitacionais, o que representa 8.064 pessoas beneficiadas. De acordo com o último cálculo de estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 223 municípios paraibanos 113 possuem população menor que oito mil habitantes.

A secretária Municipal da Habitação, Socorro Gadelha, destacou que “esses equipamentos públicos são necessários para que essas famílias possam viver com cidadania, diminuir o déficit da região e conseguir equilibrar os índices socioeconômicos em relação a outros bairros”, disse.

Além das residências, no Vista Alegre será construído uma escola com capacidade para 900 alunos, um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), uma Unidade de Saúde da Família (USF), duas praças e equipamentos esportivos, como quadras, campo de futebol e ginásios e comércio. O espaço ainda terá um ponto de apoio comunitário para a realização de festas e reuniões.

Comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here