Paraibanos com HIV terão acesso a novo medicamento para tratamento

    0

    O Governo do Estado já está distribuindo o medicamento Darunavir 600mg para o tratamento de HIV em adultos, incorporado pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo medicamente da rede é apresentado como comprimidos revestidos e funcionará como terapia antirretroviral para adultos infectados pelo HIV/Aids. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (17).

    De acordo com Nelize Assis, farmacêutica de Logística de Antirretrovirais do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o medicamento já era oferecido com a dosagem de 300 mg. “O Darunavir de 300mg já era oferecido pelo SUS. Os pacientes tomavam quatro comprimidos por dia. Agora, com o de 600mg, eles vão tomar apenas dois comprimidos por dia. Isso vai facilitar e ajudar muito na vida e bem estar dos pacientes, porque, além de diminuir possíveis efeitos colaterais, diminuirá também a quantidade de medicamentos que eles precisam ingerir, pois é importante lembrar que os pacientes não tomam só esse medicamento”, explicou Nelize.

    Nelize lembrou também que o Darunavir faz parte dos chamados ‘medicamentos de resgate’, voltados aos pacientes com falhas terapêuticas. “Esse medicamento não é para pacientes em início de tratamento, mas para aqueles que tiveram alguma falha terapêutica, pacientes que já fazem o tratamento ou têm o vírus há algum tempo”, disse.

    Atualmente, o SUS oferece 22 medicamentos com 39 fórmulas para tratamento do HIV. Esses medicamentos podem ser retirados nas Unidades Dispensadoras de Medicamento Antirretrovirais do Estado, que estão localizados no Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley (João Pessoa); Hospital Universitário Alcides Carneiro (Campina Grande); 9ª Gerência Regional de Saúde (Cajazeiras); 10ª Gerência Regional de Saúde (Sousa) e nos Serviços de Atendimento Especializado Municipais de Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Patos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here