Paraíba registra 4ª maior expansão do país no setor de serviços, aponta IBGE

    0

    Mantendo a liderança na região Nordeste, o setor de serviços da Paraíba registrou a 4ª maior taxa de crescimento do país em junho, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados nesta terça-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em pleno mês da Copa do Mundo, a receita do setor no Estado apresentou expansão de 8,6% na comparação com igual período do ano passado, crescendo também bem acima do ritmo do país (5,7%).

    Além da Paraíba, as três maiores taxas do país foram do Distrito Federal (18,7%), Rio de Janeiro (12,4%) e Goiás (10,2%). Já outros seis estados tiveram taxa negativa no setor de serviços em junho (Veja o ranking completo no quadro abaixo).

    Com o resultado de junho, a Paraíba manteve a liderança entre os nove Estados do Nordeste pelo sexto mês seguido este ano no setor de serviços e, agora, permanece como único Estado que cresce com taxa acima de dois dígitos na Região no encerramento do primeiro semestre. No ranking do IBGE no acumulado de janeiro a junho, a Paraíba lidera o setor com alta de 11,3%, enquanto os demais estados do Nordeste sofreram desaceleração e têm crescimentos menores de dois dígitos como Rio Grande do Norte (8,8%), Ceará (7,8%) e Alagoas (6,5%).

    No país, a Paraíba ganhou duas posições e apresenta também a quarta maior taxa de crescimento no encerramento do primeiro semestre. O Distrito Federal (19,8%), Goiás (13,5%), Mato Grosso (12,4%), acumulam as maiores taxas do setor até junho, seguido pela Paraíba (11,3%). A média do país ficou abaixo de dois dígitos (7,4%).

    Os dados completos da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no País, podem ser acessados no link:

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]