Para dar tempo à CCJ, presidente adia início da eleição da Câmara para 19h desta quarta

0

O presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu na tarde desta quarta-feira (13) adiar o início da eleição para o comando da Casa das 16h para 19h. A mudança de horário foi comunicada no plenário da Câmara por volta das 16h.

O adiamento tem o objetivo de permitir que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prossiga com a reunião destinada a debater recurso do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e para que os partidos possam ter mais tempo para negociar apoios aos candidatos à presidência da Câmara.

Na reunião da comissão, a decisão de adiamento foi conhecida no momento em que defensores de Cunha pediam o encerramento da sessão, que começou pouco depois das 10h, para que os deputados se concentrassem na eleição para a presidência da Câmara.

Ao mesmo tempo, deputados a favor da cassação de Cunha defendiam o encerramento da fase de debate no colegiado, para que começasse logo a votação do parecer sobre o recurso de Cunha.

O parecer do deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) defende que seja anulada a votação do relatório final no Conselho de Ética por entender que deveria ter sido usado o painel eletrônico para o registro dos votos. Em vez disso, os parlamentares foram chamados ao microfone um a um para votar. Para a defesa, esse sistema influenciou o voto de alguns deputados.

Eleição da presidência
A votação é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter a maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas. As informações são do G1.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here