Panquecas sem segredos e sem queimar: confira alguns truques e dicas de preparo

    0

    Recheadas com carne moída ou frango e gratinadas com molho e muito queijo, saborosas com doce de leite, frutas ou chocolate, ou ainda altas e fofinhas no café da manhã à moda norte-americana, panquecas são sempre bem-vindas à mesa.

    A receita permite muito espaço para improvisações – vale adicionar frutas, misturar couve ou beterraba para criar uma massa colorida ou até variar o tipo de farinha para criar um prato novo e saboroso.

    E se o seu problema com as panquecas é acabar com massa colada na frigideira, não precisa mais ter pânico. Confira abaixo dicas e sugestões para arrasar no preparo destas delícias, do café da manhã até o jantar.

    Panquecas sem segredos e sem queimar: confira alguns truques e dicas de preparo

    Para preparar a massa
    A mistura básica para as panquecas recheadas, como as que a vovó fazia, é uma xícara (chá) de farinha de trigo, uma xícara (chá) de leite e um ovo. Dependendo do uso final, vale botar uma pitada de sal ou uma colher de sopa de açúcar. Para panquecas mais finas, aumente a quantidade de líquido. E, para deixar a massa mais leve, bata as claras de ovo em neve.

    Na hora de misturar, vá com força: quanto mais bater, mais fina a massa fica – está permitido até apelar para o liquidificador. Vale também misturar salsinha, manjericão, couve, cenoura ou beterraba para dar uma cor diferente ao prato.

    Panquecas sem segredos e sem queimar: confira alguns truques e dicas de preparo

    Variações sobre a massa
    Trocar a farinha de trigo normal pela farinha integral, em todo ou em parte, também é uma opção válida na hora de fazer a massa da panqueca. “Podemos usar vários tipos de farinha, ainda mais hoje com tantas opções no mercado”, explica a chef Angélica Vitali. “Normalmente, é usada a farinha de trigo, mas a de arroz está fazendo sucesso”.

    Para quem tem intolerância à lactose, boa notícia: o leite das receitas também pode ser substituído por outros líquidos, como leite de soja ou de arroz. Se preferir, pode trocar o líquido por água.

    Panquecas sem segredos e sem queimar: confira alguns truques e dicas de preparo

    Hora da frigideira
    Primeiro de tudo: chapas ou frigideiras antiaderentes dão melhor resultado nessas horas. “O segredo de uma boa panqueca é a frigideira”, conta Angélica. “Sempre uso um spray para untar, não tem como dar errado.” Manteiga, margarina ou óleo em poucas quantidades também resolvem o problema.

    Para saber se já está quente o suficiente, pingue um pouco de água na chapa: elas devem escorregar pela superfície antes de evaporar de vez.

    Na hora de virar as panquecas, vá com calma: as bordas da massa cozinham primeiro. Quando estiverem douradas, já dá para virar. Se não tem coragem de dar uma de mestre-cuca e jogar a panqueca para o alto, vire com a ajuda de uma espátula.

    Panquecas sem segredos e sem queimar: confira alguns truques e dicas de preparo

    Os truques da “pancake”
    Panquecas dignas de filme de Hollywood tem um segredo: fermento. Outro elemento mais ácido, como iogurte, ajuda a deixar a massa fofinha e alta. Ao contrário das panquecas da vovó, aqui não se recomenda bater muito a massa: ela precisa, afinal, ficar grossa para poder crescer a contento.

    A massa da panqueca americana permite vários acompanhamentos: frutas como morango ou mirtilos, pedaços de chocolate, coco ralado ou nozes são boas sugestões. Você pode incluir os extras na hora de bater a massa ou ainda joga-los por cima das panquecas na hora de colocar na frigideira.

    Para assar, a recomendação é a mesma: chapa quente, pouco óleo ou manteiga e atenção para as bordas. Quando o centro da panqueca estiver borbulhando e o fundo já estiver dourado, vire com uma espátula. Elas ficam melhores quando servidas na hora, com manteiga no topo e calda.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here