Olodum encerram workshops com apresentação gratuita em João Pessoa

0

Foi com a batida forte da percussão e o gingado do samba reggae que os integrantes da banda baiana Olodum encerraram, na tarde desta quinta-feira (25), o segundo e último dia de workshops de percussão e dança afro, ministrados na Casa da Pólvora e promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope).

Os integrantes fazem parte do projeto social Tambores e Cores, onde músicos e dançarinos do Olodum realização oficinas que visam capacitação musical e inclusão social.

Segundo Mestre Pacote, músico responsável pela oficina de samba reggae, a iniciativa da PMJP de trazer a cultura baiana para a Capital é mais que louvável já que, segundo ele, a música não tem fronteiras e possui um poder de transformação social muito importante para sociedade.

“É uma alegria estarmos aqui em João Pessoa mostrando um pouco da história de nossa cultura. Resgatando como tudo começou, falando do falecido Mestre Prego e Mestre Negro do Samba, que foram os criadores do samba reaggae. Eu, mais que ninguém, sei do poder transformador da música, pois sou de origem muito pobre, já morei na rua, fui catador, flanelinha e a música me deu identidade e me transformou no que sou. Isso é muito gratificante”,  concluiu.

Para a Amanda Santos, que faz Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as oficinas foram muito oportunas. “Está sendo uma experiência magnífica, pois estou em um período em que tenho estudando muito a dança afro brasileira e estar experimentando tudo isso, com música ao vivo, bebendo direto da fonte é uma oportunidade única e riquíssima”, comemorou.

Já para Israel Lucena, estudante de História da UFPB, a experiência foi muito proveitosa. “Eu só trabalho com a música popular como coco, maracatu, embolada, axé, mas é a primeira vez que eu participo de um workshop de samba reggae e ter a chance de aprender logo com os mestres, está sendo um grande aprendizado para mim”, avaliou.

Metodologia – Os workshops de dança afro e percussão foram ministrados simultaneamente onde os percussionistas, liderados por Mestre Pacote deram noções da batida sobre os principais instrumentos que compõem o ritmo do samba reggae. Já na dança, todas as atividades foram acompanhadas pela música ao vivo, onde foram transmitidos os conceitos e movimentos básicos da dança africana.

Ao final dos workshops, os integrantes do Olodum que fazem parte do projeto Tambores e Cores fizeram uma apresentação gratuita de dança e música na Casa Pólvora.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here