Mostra traz elementos reflexivos sobre cotidiano e contrastes sociais em JP

    0

    Está chegando ao fim a temporada da exposição itinerante Mostra Nordeste de Artes Visuais, que segue em cartaz na Estação das Artes Luciano Agra, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano. As visitações acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingo e feriados, das 10h às 21h. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

    A Mostra Nordeste de Artes Visuais reúne obras de artistas que têm em comum o fato de serem nordestinos que estão iniciando sua carreira artística na arte contemporânea.

    A primeira delas é esta instalação, que já recebe o visitante provocando sensações corriqueiras em nosso dia a dia, como descaso, abandono, sensacionalismo. A obra é de autoria do trio piauiense Jacob Alves, Bebel Frota e Cesar Costa.

    Mostra traz elementos reflexivos sobre cotidiano e contrastes sociais em JP

    Outra obra de destaque da exposição é da paraibana Íris Helena, que consiste em uma impressão a jato de tinta de diversos fragmentos de uma mesma situação, no centro da cidade de João Pessoa. Para a curadora educativa da Estação Ciência, Juliana Alves, a artista “faz um recorte de tempo de toda uma situação para poder montar uma cena. E aí entra a questão, o que é um momento? Um momento é só um momento? Ou ele é feito de vários momentos?”, questiona a curadora.

    Mostra traz elementos reflexivos sobre cotidiano e contrastes sociais em JP

    A obra “Sinto Muito”, da baiana Ieda Oliveira, também é uma das mais comentadas da mostra coletiva. Seguindo a linha de instalações conceituais, a obra busca, através de um trocadilho, provocar o visitante a pensar sobre essa frase tão pronunciada em diversas ocasiões das nossas vidas. Será que realmente sentimos tanto assim? Ou é só automatismo?

    Outras exposições que ainda podem ser visitadas na Estação das Artes

    “Nísia Floresta” – Resgate da história de vida e de luta dessa figura tão importante e significativa para a história do feminismo no Brasil.

    “Elas – Memórias e conquistas” – Trata-se também de um resgate histórico feito através de fotografias e reportagens jornalísticas sobre diversas personagens femininas brasileiras em suas diferentes conquistas, seja ela na política, na música, na literatura ou nas artes.

    “Um olhar sobre Brennand” – Exposição coletiva fruto de uma ação voltada para afanpage do Facebook e o perfil do Instagram do espaço Brennand, em Recife, onde as pessoas teriam que usar hashtags para identificar sua obra na ação. As dez melhores fotografias foram selecionadas para a mostra.

    “Esporte para a vida” – Exposição de fotografias do italiano Fabiano Avancini que retrata as atividades do Vietnam Veterans of America Foundation, em Angola, instituição que busca recuperar as vítimas das minas terrestres através do futebol.

    Mostra traz elementos reflexivos sobre cotidiano e contrastes sociais em JP

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here