Confira: MEC divulga notas individuais dos 6,2 milhões candidatos do Enem 2014

    0

    Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 já podem consultar suas notas no site do Inep Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela aplicação do exame. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (13).

    Mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem 2014. Os candidatos devem acessar o endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

    Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

    A escala de notas do Enem vai de 0 a 1.000 e para o cálculo não é levado em conta apenas o número de acertos – a nota é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma prática, uma pergunta que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais “peso” na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como fáceis e contam menos pontos na nota final do candidato. Um inscrito nunca vai tirar zero no Enem porque existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento.

    Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras.

    Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

    Sisu e Prouni 2015

    As inscrições para o Sisu acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro. Elas deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.sisu.mec.gov.br.

    O estudante deve ter feito a edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação para participar do processo. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas.

    O Prouni recebe inscrições de 26 a 29 de janeiro.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here