Líder da oposição lamenta por Cartaxo não sancionar seu projeto de lei

0

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) vetou nesta semana o Projeto de Lei de autoria do vereador Renato Martins (PSB) que cria o Setembro Dourado, campanha destinada a prevenção do câncer infanto-juvenil na cidade de João Pessoa.

De acordo com o PL, o Poder Público é responsável pela conscientização da sociedade sobre a prevenção e sintomas da doença, assim como a qualificação dos profissionais da saúde para o diagnóstico precoce a fim da possível cura da doença.

O parlamentar acusou Cartaxo de irresponsabilidade por vetar um PL que beneficiaria a população do município, podendo até obter o restabelecimento da doença através de informações e tratamentos conceituados. “Com indignação recebemos o veto do prefeito, mesmo depois do projeto ser aprovado na CMJP. O Setembro Dourado serve para disseminar campanhas educativas sobre o câncer. É revoltante essa postura de Cartaxo, só demonstra sua falta de compromisso com a população de João Pessoa”, comentou.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas no ano de 2011, 2.812 crianças morreram em decorrência da doença. Hoje em dia cerca de 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros qualificados. Com base em referências dos registros de base populacional, são estimados mais de 9000 casos novos de câncer infanto-juvenil no Brasil por ano. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here