João participa nesta quarta-feira de seminário sobre competitividade dos Estados

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, participa nesta quarta-feira (22), às 9h, no Palácio da Redenção, junto ao governador Ricardo Coutinho e demais secretários, do seminário sobre competitividade dos Estados, planejamento estratégico e gestão pública.

Este ano, a Paraíba conquistou o prêmio de Excelência em Competitividade, concedido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O seminário contará com a participação de palestrantes de renome nacional na área de competitividade e gestão pública, a exemplo de Luana Tavares, presidente da CLP.

De acordo com o Centro de Liderança Pública, a Paraíba foi o 10º Estado mais competitivo do país e o 1º do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2017, que analisou 66 indicadores, agrupados em 10 pilares.

A entrega do prêmio de Excelência em Competitividade ocorreu no dia 20 de setembro, durante solenidade em São Paulo. A Paraíba foi um dos Estados que mais ganharam posições no Ranking da Competitividade – ao lado de Acre e Rondônia, passando da 15ª para a 10ª posição, em relação ao ano anterior.

Além de apresentar média maior que a nacional, pulando de 47,8 em 2016 para 49,8 pontos, a Paraíba mereceu destaque nas áreas de educação, segurança pública e sustentabilidade social. Na Educação subiu cinco posições em relação ao ano passado, (de 19ª para 14ª colocação). Em Segurança Pública, saiu da 24ª posição para 13ª.

De acordo com o ranking do Centro de Liderança Pública, a Paraíba e o Ceará foram os representantes do Nordeste mais bem colocados no ranking, figurando nas 10ª e 11ª colocações, respectivamente, à frente de Mato Grosso e Goiás.

No cômputo geral, o estado de São Paulo continua na primeira colocação no ranking, seguido de Santa Catarina, que subiu da 3ª para a 2ª colocação, e o Paraná, que caiu da 2ª para a 3ª posição em relação ao ano anterior. O Distrito Federal segue na 4º colocação. Os últimos colocados foram os estados de Maranhão, Amapá e Sergipe.