Intelectuais e profissionais começam campanha #DeOlhoEmCartaxo

0

Profissionais e estudantes das áreas do Direito, Geografia, Engenharia de Produção, Ciências Sociais, Arquitetura, Comunicação, Música, Relações Internacionais e Design participaram, no último sábado (11/3), no Centro Histórico da Capital, do primeiro encontro oficial da campanha #DeOlhoEmCartaxo. A ação, realizada pelos coletivos Minha Jampa e João Pessoa que Queremos, reúne cidadãs e cidadãos dispostos a atuar voluntariamente no acompanhamento, fiscalização e proposição de ações à administração pública de João Pessoa.

Durante o primeiro encontro, realizado na Oficina Espacial, foi feito um breve relato de atuação dos movimentos João Pessoa que Queremos e Minha Jampa, além da apresentação detalhada sobre a campanha #DeOlhoEmCartaxo. Cada participante pode expor suas expectativas e possibilidades de atuação, somando esforços para a consolidação da cidadania ativa na Capital. Ainda no evento foi feita uma explanação sobre o momento urgente de acompanhamento das audiências do Orçamento Participativo promovidas pela Prefeitura da Capital.

Lançada no último dia 28 de janeiro, a campanha mobilizou milhares de pessoas via redes sociais e recebeu, através do site deolhoemcartaxo.minhajampa.org.br, 150 formulários pessoais preenchidos até o último sábado. O site continua no ar e, por isso, para participar basta preencher o formulário online. A participação é aberta a qualquer pessoa que queira somar nessa iniciativa espontânea da sociedade civil organizada. Em breve serão divulgadas as primeiras ações de quem está #DeOlhoEmCartaxo.

 

Por que ficar #DeOlhoEmCartaxo?

Motivos não faltam. Com o maior secretariado do Nordeste (quiçá do Brasil) e R$ 1,25 bilhão a mais no orçamento garantido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Prefeitura de João Pessoa entra em um novo ciclo de gestão repetindo velhos vícios administrativos: falta participação popular nos rumos da gestão e pouca transparência nas ações realizadas na Cidade. Exemplo disso é que até agora a sociedade não foi consultada a respeito das mais de 50 ações previstas no Plano de Ação já elaborado para ser entregue ao BID para o repasse dessa verba bilionária – o que contraria, inclusive, a Lei de Transparência.

 

 

Quem são os idealizadores da campanha #DeOlhoEmCartaxo

 

A Minha Jampa é uma rede de mobilização, que dispõe de ferramentas tecnológicas e estratégias de ativismo para potencializar a criatividade, a eficiência e dar visibilidade às pautas dos movimentos sociais da cidade.

 

O coletivo João Pessoa que Queremos surgiu em 2013 com a missão de acompanhar, fiscalizar e propor alternativas ante a implementação de obras estruturais, com foco em um projeto de cidade mais equilibrada. Iniciou sua luta defendendo a não destruição da Av. Beira Rio, uma das mais bonitas da Cidade e que agora está sendo revitalizada.

 

 

Site da campanha:

www.deolhoemcartaxo.minhajampa.org.br

 

Página do evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/341712716224449/

 

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here