Hospital Geral de Taperoá realiza palestra sobre câncer de próstata

    0

    Em apoio à campanha do Novembro Azul – que tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata – o Hospital Geral de Taperoá (HGT) realizou, nesta quarta-feira (19), uma palestra a respeito do tema com o médico e diretor técnico do HGT, Oduino de Oliveira Caju. A apresentação ocorreu na sala de espera do HGT para que todos aqueles que estivessem aguardando consulta de triagem recebessem as informações. No decorrer do mês a equipe de profissionais que atua no Hospital também está usando lacinhos azuis e distribuindo informativos sobre o câncer de próstata para todos os usuários e visitantes da unidade.

    Durante a palestra do Dr. Oduino de Oliveira Caju foram repassados conhecimentos acerca do que é o câncer de próstata, como é feito o diagnóstico e o tratamento da doença. Além disso, o médico acentuou a idade de 50 anos como público alvo e homens que tem histórico familiar de câncer de próstata a partir dos quarenta anos dando um destaque ao homem negro. Ele também falou sobre a falta de procura de ajuda médica para um problema de saúde que pode ter cura. “O preconceito é uma dos principais empecilhos para se descobrir precocemente a doença”, comentou a médico. Sintomas como urgência urinária, interrupção na micção, urinar várias vezes e em pouca quantidade, redução da distância do jato de urina e a sensação constante de bexiga cheia são aspectos que devem ser examinados por um urologista.

    Para o diretor geral do HGT, Alex Cabral, a ação foi importante porque enquanto aguardavam sua vez para o atendimento, as pessoas puderam ser informadas sobre uma doença que, se descoberta no início, durante um exame clínico, tem cura. “Precisamos conscientizar os homens sobre como o câncer de próstata se desenvolve e ajudá-los a seguir os procedimentos necessários para a realização de exames esteja ou não sentindo algum sintoma”, comentou Alex, destacando que o exame é a única forma de prevenção. “A partir dos 40 anos, todo homem deve se consultar com o urologista pelo menos uma vez ao ano”, finalizou Alex.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here