Detran leva para Cabedelo teatro de rua com mensagem educativa

A Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Cabedelo, será palco, nesta sexta-feira (21), às 19h30, da reestreia do espetáculo “O Cordel do Carro Encantado”. A peça, de autoria do paraibano Tarcísio Pereira, foi criada para a Semana Nacional do Trânsito 2011 e repaginada para nova temporada durante a “Operação Verão 2015 – Educação e Cultura a favor da vida”, lançada nesta quinta-feira (20), em João Pessoa, pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Neste sábado (22) ,o espetáculo será levado para a cidade de Sumé e no domingo (23) será apresentado em Monteiro. Depois, será a vez da capital e outros municípios do estado. A peça “O Cordel do Carro Encantado” é encenada por atores do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, com direção de Myrthia Guimarães e supervisão de Humberto Lopes, especializado em técnicas de Teatro de Rua.

O espetáculo tem 40 minutos de duração e pretende despertar o público para a conscientização das regras do trânsito. Para tanto, foi concebida uma dramaturgia que conta a história de um acidente automobilístico em que tudo se sabe, menos quem foi o carro que provocou a colisão. Na comédia, todos os personagens são carros e motos. Os atores interpretam os veículos numa espécie de trama policial para se descobrir qual foi o carro responsável pela fatalidade. A peça é cheia de surpresas, música e alegria, além do ritmo em cordel, pois todas as falas são rimadas do início ao fim.

Além de “O Cordel do Carro Encantado”, a campanha marcará a estreia da peça “O mundo Encantado do Trânsito”,que será apresentada pelo grupo Arretado Produções Artísticas em escolas municipais e estaduais, a partir da próxima semana.