Governo abre VII Semana Estadual da Luta Antimanicomial nesta terça

0

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/ Coordenação Estadual de Saúde Mental, promove, nesta terça-feira (16), às 8h30, a abertura da VII Semana Estadual da Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Loucura e Democracia – a Luta não pode parar!”. A abertura será no auditório de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. O evento se prolonga até a quinta-feira (18), quando ocorre a marcha, saindo do Busto de Tamandaré, em Tambaú, para o Largo da Gameleira, em Manaíra, na capital.

O evento está envolvendo 50 municípios paraibanos, cada um com sua programação e o mesmo objetivo. “Reafirmar o estado democrático de direito; a garantia das políticas públicas; a importância de fazer a defesa da rede psicossocial, para que ela possa ser implementada em todas as regiões da Paraíba e do país,” explicou a coordenadora de saúde mental da SES, Shirlene Queiroz.

Ela destacou que a luta antimanicomial está completando 30 anos. Foi instituída no ano de 1987, durante encontro de trabalhadores de saúde mental, em Bauru, São Paulo. “A luta defende que a gente cuide do usuário em liberdade, com serviços extra-hospitalares e a substituição dos manicômios por serviços que possam dar conta. Por isso, nesta data importante, vamos aproveitar pra defender a rede”, falou.

Shirlene falou que a luta é grande, devido ao preconceito que a sociedade ainda tem em relação ao assunto. “O local do usuário é em todos os lugares da cidade, ocupando as ruas, as escolas, as praças, enfim, todos os espaços existentes e disponíveis para qualquer cidadão deste país”, declarou.

Programação dos municípios – A VII Semana acontece, simultaneamente, em 50 municípios do estado, com rodas de conversas, palestras, caminhadas, atividades dos Caps, envolvendo a Saúde e Educação dos municípios com panfletagens, exposições de peças produzidas por usuários, apresentações teatrais e exibição de filmes sobre saúde mental.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here