Galante terá evento gastronômico voltado para culinária pernambucana

    0

    O “Degustando o Brasil ‘Pernambuco Imortal – Uma mesa de frevos e maracatus'”, evento gastronômico que vai acontecer nos dias 13 e 15 de agosto no Restaurante Rural Casa de Cumpade, situado em Galante, distrito de Campina Grande. Aliada a gastronomia pernambucana em mais de dez pratos produzidos pelos Chefs João Barreto, Renato Valadares, César Santos e Duca Lapenda, os participantes vão cair no frevo revivendo o verdadeiro Carnaval pernambucano.

    Essa é a segunda edição do evento, sendo ele um produto turístico promovido pelas empresas Mais Brasil Turismo e Restaurante Rural Casa de Cumpade. Este ano, dentro do tema “Pernambuco Imortal”, o grande homenageado é o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, considerado um dos artistas contemporâneos de maior expressividade, sendo ele herdeiro da obra do saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.

    O Degustando o Brasil é realizado em duas etapas, os “Seminários Gastronômicos” no dia 13, que consiste em oficinas preparadas especialmente pelos Chefs, destinadas para duas turmas de até 50 pessoas e o “Degustando o Brasil” que é um almoço temático a ser realizado no dia 15, cujo cardápio será assinado pelo Chef João Barreto e convidados. No dia 13 também vai ocorrer um debate tendo como tema “Gastronomia Brasileira – a construção de uma identidade cultural”.

    No seminário os participantes terão oportunidade de conhecer segredos e técnicas da gastronomia pernambucana, enquanto que no dia do almoço temático, os participantes terão uma tarde especial reservada para degustar os melhores pratos que traduzem a culinária, aliado a decoração, música, artistas, aromas e sabores, proporcionando uma viagem ao Estado de Pernambuco. De acordo com Isaac Batista, um dos organizadores, a idéia partiu da necessidade de criar um diferencial e promover um festival gastronômico não só com a culinária, mas com dança e música da própria religião.

    “O Degustando o Brasil é um evento voltado para estudantes e amantes da gastronomia e, como a cada ano ele prestigia um determinado Estado, nós proporcionaremos aos participantes reviver o verdadeiro Carnaval pernambucano. Portanto, prepare a sua fantasia e venha viver esse momento no dia 15 de agosto”, explicou. O “Baião de Dois Mergulhado no Litoral Pernambucano”, uma especialidade do Chef César Santos, proprietário do restaurante Oficina do Sabor em Olinda, é um dos deliciosos pratos que compõem o evento.

    César Santos ficou conhecido em Pernambuco, por paladares com receitas exóticas que trouxeram novos sabores para culinária pernambucana. O anfitrião, Chef João Barreto, além de comandar a gastronomia do Restaurante Rural Casa de Cumpade é um pesquisador do folclore e profundo conhecedor da cozinha de raiz do Nordeste brasileiro, que traz em cada prato uma pitada de história.

    Especialista em Garde Manger, cozinha que destaca a preparação de molhos, cortes de carnes, legumes e frutas e técnicas especiais de cozimento, o Chefe Renato Valadares atua como consultor e ministra aulas em várias instituições. Natural do Recife o Chef Duca Lapenda é fundador e idealizador do Pomodoro Café, um dos premiados restaurantes de cozinha italiana de Pernambuco, apresentador do programa Cozinha Caseira na Fox/Bem Simples e do programa Advinha Quem Vem Pra Jantar, exibido na TV Pernambuco.

    Para participar dos Seminários Gastronômicos os interessados adquirem o passaporte no valor de R$ 140,00, com direito também ao almoço temático e a parte cultural. Quem não quiser participar dos seminários e oficinas gastronômicas, pode adquirir o passaporte ao preço de apenas R$ 70,00, tendo uma tarde especial reservada para degustar os melhores pratos que traduzem a culinária pernambucana e ainda reviver o verdadeiro Carnaval de Pernambuco. Informações na Mais Brasil Turismo (83) 3224-3050.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here