Fundac promove mutirão de saúde no Lar do Garoto, em Lagoa Seca

0

Fundac promove mutirão de saúde no Lar do Garoto, em Lagoa SecaA Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida realizou um mutirão de saúde no Lar do Garoto Padre Otávio para os jovens e adolescentes que cumprem medidas na unidade. A ação é uma iniciativa pioneira no plano de atenção básica que a coordenação do eixo Saúde da Fundac irá começar a desenvolver na Unidade. Cinquenta e oito socioeducandos foram atendidos.

Segundo Janayna Madruga, coordenadora do eixo Saúde da Fundação, o objetivo do mutirão é atender todos os adolescentes e jovens internos no Lar do Garoto. “A avaliação iniciou com triagem, aferição de sinais vitais e consulta de enfermagem para, posteriormente, ter encaminhamento ao setor médico, onde foram feitas avaliações físicas, diagnósticos e tratamentos”, explicou a coordenadora.

Fundac promove mutirão de saúde no Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Para Noaldo Meireles, presidente da Fundac a ação só reafirma o compromisso de atenção à saúde dos adolescentes e jovens que cumprem medidas nas unidades socioeducativas do Estado. “Precisamos ofertar o direito de atenção integral à saúde e cumprir com aquilo que nos é proposto enquanto unidades de medidas socioeducativas, responsáveis pela guarda e pela tutela de jovens e adolescentes em conflito com a lei”, disse.

“Esse mutirão vem marcar o início de um ciclo de atividades que estarão acontecendo na unidade do Lar do Garoto, com a construção de um setor de saúde, e a aquisição de recursos humanos e físicos, garantindo assim, um ambiente de ressocialização digno, adequado e humanizado que atenda as diversas formas, e garanta o bem estar físico, psíquico e social dos socioeducandos”, disse Janayna.

Fundac promove mutirão de saúde no Lar do Garoto, em Lagoa Seca

A Fundação, através do eixo Saúde, durante reunião na última segunda-feira (10), pactuou junto à Secretaria de Saúde de Lagoa Seca que os fármacos prescritos durante os mutirões e atendimentos de rotina sejam adquiridos na farmácia básica do município, assim como o acesso aos exames disponíveis na rede.

“Estamos construindo também o plano operativo municipal de Lagoa Seca que visa normatizar todas as ações de saúde e as competências da Fundac, do Município e do Governo do Estado”, disse Janayna.

Fundac promove mutirão de saúde no Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Paralelamente às ações pontuais a coordenação de saúde da Fundac está articulando a organização de uma política pública de atenção nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, definindo responsabilidades estaduais, municipais, federais e também institucionais. Esse conjunto de procedimentos será aprovado nos conselhos de saúde.

Para que o mutirão acontecesse, a Fundac contou com o suporte de parte da equipe que compõe a coordenação de saúde da instituição: o médico Dario Duarte, a enfermeira Larissa Rodrigues e a técnica de enfermagem Gabriela Cristina, além da técnica de referência em saúde do Lar do Garoto, a enfermeira Maria Helena, e da direção da Unidade, Lúcio Ávila (diretor) e Francisco Clementino (vice-diretor).

 

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here