Floração dos ipês roxos na Avenida Beira Rio embeleza a cidade

    0

    Nesta segunda quinzena de novembro, os moradores de João Pessoa estão presenciando um dos mais belos espetáculos do nosso patrimônio ambiental, a floração dos ipês roxos em todo o percurso da Avenida Beira Rio. Quem passa pelo local, registra as flores tanto na copa das árvores como no chão, formando um belo ‘tapete’.

    Só na Avenida Beira Rio, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) tem 512 espécies de árvores diferentes cadastradas, sendo 170 ipês roxos e rosas.

    O engenheiro agrônomo Anderson Fontes, que é chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, explicou que os ipês florescem no período de setembro a dezembro, e a florada costuma durar aproximadamente 20 dias.

    Segundo ele, por causa das mudanças climáticas, o período de floração vem sofrendo mudanças. “Um exemplo são os ipês amarelos da Lagoa do Parque Solon de Lucena, que costumavam florir todos de uma vez, promovendo aquele belo espetáculo dos tapetes amarelos. Na Lagoa temos cadastrados 150 ipês amarelos. Com a mudança no clima, a floração está ficando mais esparsa e é cada vez mais raro presenciarmos o que estamos vendo na Beira Rio, com todas as árvores florindo de uma só vez”, afirmou.

    Árvore – Aproximadamente mil e seiscentos ipês estão cadastrados em João Pessoa pela Semam, entre ipês roxos, rosas e amarelos. São árvores que estão em canteiros de ruas e avenidas, praças e áreas verdes recuperadas.

    O ipê é uma árvore símbolo da Mata Atlântica, bioma onde a cidade de João Pessoa está situada, sendo também conhecido pelo nome de pau d’arco. Seus galhos e troncos são considerados madeira nobre e durante muito tempo os ipês foram utilizados pela indústria de móveis.

    Os técnicos da Semam e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fazem acompanhamento periódico das árvores da cidade. Recentemente, os ipês da Lagoa e da Avenida Beira Rio passaram por tratamento fitossanitário, com poda de assepsia e tratamento contra cupins e fungos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here