Feira Municipal do Trabalho aborda saúde e segurança do trabalhador

    0

    A segunda edição da Feira Municipal do Trabalho, que acontecerá na próxima terça (28) e quarta-feira (29), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, vai abordar a saúde e a segurança do trabalhador, trazendo à tona a questão dos acidentes de trabalho. Haverá duas oficinas sobre o tema e uma audiência pública, além de serviços disponíveis ao trabalhador, como emissão de carteira de trabalho, orientações sobre saúde e direitos previdenciários.

    De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, um dos objetivos da Feira é evitar os acidentes de trabalho, e orientar o trabalhador sobre seus direitos. “Queremos garantir a saúde do trabalhador. Para isto, contamos com o apoio dos nossos parceiros na realização de oficinas e de uma audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho. A secretaria de Saúde estará participando, assim como o Ministério do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, o INSS e o Corpo de Bombeiros”, afirmou ele.

    No dia 28, às 14h, haverá a oficina de técnicas básicas sobre segurança do trabalho, promovida pelo Senai de Bayeux. No dia seguinte, no mesmo horário acontecerá a de saúde e qualidade de vida: ferramentas indispensáveis do trabalhador, realizada pela UFPB. Também às 14h, ocorrerá uma audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho.

    Serviços – Quem participar da Feira terá acesso a diversos serviços. A Superintendência Regional do Trabalho vai emitir a carteira de trabalho, enquanto o INSS dará orientações sobre direitos previdenciários, perícia médica, assistência social e reabilitação.

    Já a Secretaria Municipal de Saúde fará emissão do cartão do SUS, orientações de saúde, aferição de pressão, teste com monoxímetro, orientação sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca.

    O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest regional JP e estadual) vai também dar orientações aos participantes, com foco em evitar os acidentes de trabalho.

    Haverá, ainda emissão de carteira de identidade, pelo Governo do Estado; inscrição no Cadastro Único, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida, pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Já o Sebrae levará informações sobre formalização e abertura de microempresa.

    A Feira Municipal do Trabalho terá mais de 20 oficinas sobre beleza, gastronomia, marketing pessoal e produção de eventos, entre outros temas. Para participar, é preciso ir ao Sine-JP, na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro. O Sine-JP também fará cadastramento às vagas de emprego e habilitação ao seguro-desemprego. Quem quer ampliar ou abrir um negócio, também pode participar do evento. O Banco Cidadão estará fazendo inscrições.

    Programação

    Dia 28 (terça-feira)
    8h – Credenciamento dos participantes
    9h – Auditório: Abertura da Feira

    Manhã: início às 9h

    Sala 01: Talento adaptável: empreendendo sua carreira – ABRH-PB
    Sala 02: Produção de Moda – Unipê
    Sala 03: Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável – Sest/ Senat

    Sala 04: Gestão de logística – Senai Bayeux – direcionada à construção civil, com apresentação da NR18 e NBR 12284.

    Sala 05: Práticas gerenciais com foco em resultados – Sebrae

    Tarde: início às 14h

    Auditório: Trabalho como forma de inclusão social na economia solidária.

    Sala 01: SEI Crescer – Sebrae – O SEI é o conjunto de soluções do Sebrae para a capacitação do microempreendedor individual.
    Sala 02: Técnicas de oratória: arte de falar em público – Sebrae

    Sala 03: Gastronomia: do tradicional às novas tecnologias – FPB

    Sala 04: Técnicas básicas sobre segurança do trabalho – Senai Bayeux
    – vivenciar experiências práticas à luz da teoria sobre segurança no trabalho.

    Sala 05: Tecnologia e oportunidades – Unipê

    Dia 29/04 (quarta-feira)

    Manhã: início às 9h.

    Sala 01: Gestão de pessoas com foco em resultados – ABRH-PB

    Sala 02: Produção e gestão de eventos – IFPB

    Sala 03: Cuidador de idoso: uma profissão em ascensão – Escola técnica de Saúde – UFPB – Aspectos legais e mercado de trabalho. Cuidados práticos com a saúde do idoso.

    Sala 04: Automação pneumática – Senai JP – Conhecimento de sistema movido a ar comprimido.

    Sala 05: Marketing pessoal – Unipê

    Tarde: início às 14h
    Auditório: Audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho

    Sala 01: Case de sucesso na Comunidade Chã Jardim.  A comunidade de Chã Jardim mostra aos visitantes a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.

    Sala 02: Navegar com segurança na internet – IFPB

    Sala 03: Saúde e qualidade de vida: Ferramentas indispensáveis para as ações do trabalhador – Escola técnica de Saúde – UFPB – vivenciar de forma prática a anatomia morfofuncional do trabalhador, epidemiologia das patologias laborais, ergonomia e relações com as atividades laborais.

    Sala 04: Novas regras do seguro-desemprego – SRTE (TEM) – Atualizar as empresas em relação às últimas mudanças do seguro-desemprego, o empregador Web e as regras de encaminhamento do Sine-JP através da IMO.

    Sala 05: O condutor de veículos de emergência: transportando vidas com segurança – Sest/ Senat

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here