Em apenas 16 horas, chove 27% do esperado no mês de maio em João Pessoa

0

As estações meteorológicas do Governo do Estado registraram 77,3 milímetros de chuva em João Pessoa entre o final da tarde de domingo (8) e o início da manhã desta segunda-feira (9). De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em apenas 16 horas choveu 27% do esperado para todo o mês de maio.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a previsão é de o tempo permaneça instável pelo menos até a manhã desta terça-feira (10). “A chuva começou por volta das 17 horas de ontem e foi ficando mais forte a partir das 6 horas da manhã desta segunda-feira. Ao longo do dia as nuvens que se formaram no Oceano Atlântico devem continuar trazendo chuva de forma intermitente. As precipitações não vão ocorrer apenas no Litoral, mas também no Brejo, Agreste e até em algumas cidades do Sertão”, explicou.

As chuvas estão sendo provocadas por ventos que sopraram da costa da África para o Nordeste brasileiro. “O fenômeno, conhecido como Onda de Leste, arrasta as nuvens sobre o Atlântico e é comum entre os meses de maio e julho. Neste momento ele está atuando com mais força nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”, acrescentou Marle Bandeira.

Açudes – Dos 124 reservatórios monitorados pela Aesa, 41 estão com mais de 20% da capacidade, 32 estão com menos de 20% e 49 em situação crítica, ou seja, com menos de 5%. Duas barragens estão sangrando. A lista com a relação completa e o nível dos açudes está disponível no site www.aesa.pb.gov.br.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here