Eleitores paraibanos terão 8 chances para leitura biométrica

    0

    A Paraíba tem 2.835.882 eleitores aptos a votar nas eleições de 5 de outubro deste ano. Do total, 928.831 vão utilizar o voto biométrico, o que representa 32,7% do eleitorado. A identificação dos eleitores paraibanos por meio das impressões digitais será feita este ano em 23 municípios e eles terão até oito ‘chances’ para votar. O levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, do eleitorado cadastrado na biometria, o percentual de 78,5% está concentrado em duas cidades da Paraíba: João Pessoa e Campina Grande. Na capital, são 464.139 eleitores, e 263.489 na Rainha da Borborema.

    Para votar, o eleitor colocará a digital em um leitor biométrico. Se essa não for reconhecida, o presidente de mesa vai pedir que ele repita a operação por mais sete vezes, alternando os dedos, até haver o reconhecimento. Em seguida, o eleitor será autorizado a votar.

    Na hipótese de não ocorrer o reconhecimento, o mesário será responsável por autorizar após redigir uma senha secreta. “Pelas simulações já feitas pelo TSE e TRE, dificilmente as digitais dos eleitores deixarão de ser reconhecidas. Mas em um caso extraordinário, nós já treinamos os mesários para identificar o eleitor pelo documento de identidade e liberar a votação com uma senha”, explicou a chefe do cartório da 17ª Zona Eleitoral, Sandra Farias, que ministrou o treinamento dos mesários em Campina Grande.

    Colaboração Jornal da Paraíba

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]