Curso sobre Adoção habilita 26 casais da comarca de Patos para o CNA

Na última sexta-feira (12), foi realizado o Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção na comarca de Patos. O evento foi organizado pela 7ª Vara, com o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, e habilitou 26 casais para serem incluídos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

O curso é uma etapa obrigatória no processo e foi instituída pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O curso em Patos faz parte do projeto de interiorização do TJPB. Abordando diversos aspectos que permeiam a adoção, os pretendentes puderam acompanhar a abordagem de aspectos jurídicos, psicológicos e sociais que envolvem o ato de adotar uma criança ou um adolescente.

Para o juiz Hugo Gomes Zaher, titular da 7ª Vara de Patos, a importância da realização desse curso em Patos é a de aproximar o Judiciário da população do Sertão da Paraíba, já que os cursos dessa natureza eram ministrados pela Justiça da Infância de João Pessoa.

“Agora ampliamos a informação aos pretendentes do Sertão, para que evitem práticas ilícitas, como ‘adoções à brasileira’ que ocorrem sem o intermédio da Justiça, afrontando o ECA”, explicou o magistrado.