Em Mangabeira: Cida propõe criação de binário para garantir fluidez do trânsito

0

Ao lado dos principais empresários da Avenida Josefa Taveira, um dos centros comerciais mais importantes da cidade, a pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, disse que sua gestão vai criar o binário de Mangabeira para desafogar o trânsito da região e solucionar os problemas que têm enfrentado os comerciantes locais, que relatam queda de 50% no faturamento desde que a atual prefeitura criou faixas exclusivas para ônibus na avenida que não comporta tal intervenção.

“A reclamação dos comerciantes é resultado do que temos acompanhado em toda cidade: falta de planejamento e consulta popular para as políticas públicas. Vamos investir em mobilidade urbana, mas ela tem que ser feita pensando no todo. Não podemos criar uma faixa exclusiva para ônibus sem planejar o impacto dela para região. Em Mangabeira tivemos uma importante intervenção, que foi o Trevo das Mangabeiras, criado por Ricardo Coutinho, mas é preciso que o município invista dentro do bairro. O binário em Mangabeira será uma das intervenções que faremos para que o trânsito do bairro consiga funcionar. Os consumidores que chegam para comprar em Mangabeira querem ter espaço para estacionar o carro, alguns precisam fazer parada rápida só para pegar um produto, isso requer planejamento”, destacou a pré-candidata.

O empresário João Batista, que tem empreendimentos no segmento da alimentação, disse que a intervenção realizada pela prefeitura foi feita sem qualquer consulta popular e hoje não agrada nem moradores nem comerciantes locais. “Não conseguimos descarregar mercadorias, porque não tem espaço para carro grande. Nosso faturamento caiu pela metade porque o cliente não consegue estacionar para comprar um almoço e a partir do próximo mês começarão a multar. Criaram essa faixa para ônibus de surpresa, de forma arbitrária, não consultaram os comerciantes. Nem os moradores do bairro estão satisfeitos com isso porque os ônibus agora passam ‘tirando fino’ de quem está na calçada, porque a faixa para ônibus é muito estreita, não comporta o ônibus. Uma avenida como a Josefa Taveira não pode ter quatro faixas, é fisicamente impossível”, destacou.

Cida Ramos destacou a falta de acessibilidade que existe na avenida e defendeu a criação de padronização nas calçadas. “Nosso projeto de gestão vai garantir o direito de ir e vir de toda população, pois a cidade tem que tornar a vida das pessoas viável. A única intervenção da atual prefeitura em mobilidade urbana foi a criação de faixa exclusiva para ônibus, muitas que não funcionam, como a de Mangabeira. É preciso ampliar o planejamento sobre o assunto, pensar novas rotas de interligações pelos bairros, como também pensar a padronização das calçadas. Idoso, deficiente, gestante precisam encontrar calçadas possíveis de trafegar, por isso defendemos a criação do marco regulatório para disciplinamento das calçadas, pensar solução para elas, porque como está hoje não tem como continuar”, pontuou a pré-candidata.

Moradora de Mangabeira desde que nasceu, Rafaela Nogueira, de 28 anos, é cadeirante e revela os problemas que encontra para se deslocar pela principal avenida do bairro. “Andar na Josefa Taveira está horrível. A gente tem que andar na pista porque não tem condições de andar nas calçadas, não vejo ninguém fiscalizando para garantir nosso ir e vir. A faixa exclusiva para ônibus piorou ainda mais nossa situação, porque os ônibus passam muito perto da gente, mesmo quando estamos na calçada. Queria que o prefeito ouvisse nossas necessidades, porque nesses quatro anos não encontrei com ele uma vez no bairro. Essas calçadas devem ter um padrão para atender nossa necessidade, para que eu não precise andar acompanhada de alguém, acredito que Cida tem sensibilidade para construir isso”, disse.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here