Cajazeiras recebe debate sobre zona franca do semiárido

    0

    Cajazeiras, no Sertão paraibano, sedia, na manhã desta sexta-feira (15), no Auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafic), uma Audiência Pública que debate Proposta de Emenda Constitucional 19/11 (PEC), defendida pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), para a criação de uma Zona Franca para o Semiárido Nordestino, envolvendo os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Piauí.

    A matéria vem tramitando, no Congresso Nacional, desde o tempo em que Wilson Santiago era deputado federal, e foi reativada no primeiro mandato de Wilson Filho, e, uma vez materializada, irá beneficiar 323 municípios do Semi-Árido do Nordeste.

    A proposta da Zona Franca conta com uma área de abrangência, em forma de circulo, com um raio de 250 quilômetros, em linha reta, e atingirá, no caso da Paraíba, as regiões dos municípios de Campina Grande, Monteiro, Picuí, Patos, Princesa Isabel, Soledade, Itaporanga, Pombal, São Bento, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel e Catolé do Rocha, afora dos municípios de Serra Talhada (Pernambuco), Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte), Juazeiro do Norte (Ceará), sem contar com outros tantos, encravados no Piauí e na Bahia, incrementando o processo de emprego e renda, na Região.

    Para Wilson Santiago, autor originário da proposta de criação da Zona Franca, um dos principais objetivos desse projeto é romper com o paradigma da desigualdade regional onde há clara diferença econômica do Nordeste com o Sul e com o Sudeste. É uma questão de justiça com a Paraíba e com o Nordeste.

    Nossa proposta vai mudar a economia de grande parte do Nordeste brasileiro, começando pela Paraíba. Temos Cajazeiras como a base da Zona Franca, em função da sua localização geográfica, bastante privilegiada no contexto do Semiárido. Dessa forma, apresenta uma excelente logística, o que, sem dúvida, contribuirá para o sucesso de tão importante projeto de desenvolvimento econômico e social”, acentua o ex Senador Wilson Santiago, exortando os principais representantes desses estados, da política e das atividades produtivas, a se fazerem presentes a esse grande evento.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here