Cabedelo encerra Outubro Rosa e dá início ao Novembro Azul

    0

    A Prefeitura Municipal de Cabedelo encerrou, nesta sexta-feira (31), as atividades alusivas ao “Outubro Rosa” na cidade. O evento, que aconteceu no pátio da Secretaria Municipal da Saúde, também marcou o início do Novembro Azul, mês voltado à saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. Antes da solenidade, cerca de 150 pessoas acompanharam a “Caminhada de Combate ao Câncer de Mama”, que percorreu as ruas da cidade em direção à Praça Getúlio Vargas.

    “Quero parabenizar a todos os servidores envolvidos nesse projeto do Outubro Rosa em nossa cidade. Que seja um marco da boa qualidade dos serviços que a atual gestão municipal vem implementando no município, de forma continuada e integrando harmoniosamente os vários setores envolvidos”, destacou a primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro. Durante o mês de outubro, várias ações em saúde marcaram a programação. O destaque foi a inauguração do Serviço de Mamografia Digital, através de requerimento da vereadora Jacqueline Monteiro (PRP). O aparelho funciona na Policlínica de Cabedelo, desde o dia 9 de outubro, e já atendeu 110 mulheres.

    “A Saúde de Cabedelo está de parabéns! Nossas ações foram focadas na prevenção de dois principais tipos de câncer que mais acometem as mulheres: o de mama e o de útero. Realizamos diversas atividades educacionais nas 20 Unidades de Saúde da Família (USF) ao longo desse mês, orientando sobre autoexame das mamas, amamentação e nutrição. Já no combate ao câncer de colo de útero, em outubro, foram realizados 420 exames cito-patológicos, em um verdadeiro mutirão pela saúde da mulher”, comemorou Anabelly Cabral Marques, coordenadora de saúde da mulher da Atenção Básica de Cabedelo.

    Novembro Azul – A programação do “Novembro Azul” ocorrerá ao longo de todo o mês de novembro. Terá como foco a saúde do homem, através da prevenção do câncer da próstata e das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A população masculina será estimulada a realizar exames do PSA da próstata, consultas com o urologista e exames para diagnósticos de DSTs.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here